Na madrugada deste sábado (20/6) um paciente de 54 anos, de Ceres morreu vítima de coronavírus.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na terça-feira (17) em estado grave, e no dia seguinte quarta-feira 18 de junho, foi encaminhado para o Hospital de Campanha em Porangatu, região norte de Goiás.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Júnior Fleury, pacientes com a covid-19 em estado graves são regulados pela Central Reguladora Estadual, e pelo plano de Contingência Estadual, municipais e regionais e Plano de Contingência Nacional. Os pacientes graves devem ser encaminhados para os hospitais de campanha como foi o caso deste paciente de Ceres.
Goiás conseguiu montar hospitais de campanha em Goiânia, Luziânia, Rio Verde, Porangatu e Anápolis. De acordo com o secretário todos esses hospitais de campanha, recebem os pacientes gravíssimos.
Ceres conta com 14 leitos semi-criticos, que foram montados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que podem receber paciente infectado com a covid-19, caso haja melhora, o paciente continua internado, caso se agrava, deve ser por lei, pelo Plano de Contingência e pelo o Plano Estadual de Enfrentamento encaminhados para um Hospital de Campanha do qual tem atendimento de UTI com outras comorbidades.
O secretário disse que o paciente que veio a óbito tinha outras comorbidades, inclusive respiratórias.
Fonte: Jornal Populacional