Ir para a Home
Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2024

URGENTE: Senado aprova eleição no dia 15 de novembro



URGENTE: Senado aprova eleição no dia 15 de novembro



O Senado aprovou em primeiro turno o texto base da EC 18/2020, que trata das eleições municipais de 2020. A proposta foi aprovada por 67 votos a 8; abstenções, 2 votos.

Portanto, pela relatório aprovado em primeiro turno, o primeiro turno das eleições seria no dia 15 de novembro e 2º turno no dia 29 de novembro.

Os senadores ainda realizam a votação em segundo turno.

Senadores analisam em sessão remota a PEC 18/2020, que adia as eleições municipais de 2020 – de 4 de outubro para 6 de dezembro -, em decorrência da pandemia da covid-19.

O senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL), pelo Twitter, disse que é contra o adiamento.

O voto universal e periódico é cláusula pétrea prevista no art. 60, § 4º, II, da Constituição. Não temos certeza de que a pandemia impedirá as Eleições 2020 em 4 de outubro”, escreveu. “Votarei contra o adiamento. Precisamos reafirmar nosso compromisso democrático com a Constituição!”, adiantou o senador alagoano.

A proposta de emenda à Constituição que adia as eleições municipais de 2020 é relatada pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA), que declarou que não ser mais possível realizar o primeiro turno desse pleito no dia 4 de outubro.

Ao longo do debate desta semana, formou-se um consenso — entre os epidemiologistas, o presidente do TSE, Luis Barroso, e os senadores — de que não será aceito colocar em risco a vida da população com a realização das eleições em outubro. Para Weverton, não há problema em relação à facilidade da promulgação da PEC, bastando o texto ser votado pela Câmara e pelo Senado.

Se o Senado votar nesta terça-feira e encaminhar a PEC à Câmara na quarta-feira, sendo votado pelos deputados em seguida, não há problema algum de o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, promulgá-la já na quinta-feira. E, se for votada [pelas duas Casas] até sexta-feira, não há problema em ser promulgada no sábado. É necessário o Congresso Nacional resolver essas datas logo. Se o Senado votar o texto nesta terça-feira e em seguida, após o interstício, encaminhá-lo para a Câmara dos Deputados analisá-lo e votá-lo, estaremos garantindo a segurança jurídica do processo”, argumentou Weverton.

O senador do PDT lembrou que na próxima semana começam a vencer os prazos eleitorais para desincompatibilização de comunicadores e de servidores públicos, caso as eleições não sejam adiadas. Também há limitações para os prefeitos participarem de inaugurações e realizarem alguns tipos de gastos. 

Por isso, avaliam parlamentares, a votação da PEC seria urgente.
“É preciso dar segurança jurídica para todo o processo. Por princípio, estamos apenas trabalhando em manter as mesmas proporcionalidades de tempos, apenas movimentando o calendário adiante”, disse Weverton.

Foto: Divulgação




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA Daniel Villela recebe prêmio Iris Resende Machado no Encontro Anual de Gestores Promovido pela Federação Goiana de Municípios (FGM), evento se destaca como iniciativa de grande relevância para o fortalecimento da gestão pública municipal no estado de Goiás
POLÍTICA Haroldo é homenageado em congresso nacional por transparência pública em Campos Verdes Brasília foi palco de um importante reconhecimento ao prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, que recebeu, sexta-feira 29, o troféu de destaque no quesito transparência pública, concedido pelo Instituto Brasileiro de Gestão por Resultados (IBGR). A home
POLÍTICA Área da Antiga Mineradora G44 Vai a Leilão em Campos Verdes LEILÃO - A Vara do Trabalho de Uruaçu, Goiás, anunciou o leilão judicial da antiga mineradora G44, localizada em Campos Verdes. O evento está marcado para o dia 22 de outubro de 2024, com duas oportunidades de lance para investidores.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás