Ir para a Home
Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Símbolo do Cerrado plantio de ipês celebra Dia da Árvore



Símbolo do Cerrado plantio de ipês celebra Dia da Árvore

 

 

Serão plantadas 50 mudas de ipês nas cores roxo, amarelo e rosa na sede da Secretaria da Educação, que fica no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

 

Comemorado em todo o território nacional no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore será mais do que especial para os servidores da Secretaria da Educação de Goiás (Seduc).

Nesta segunda-feira (21/09), às 9 horas, uma cerimônia com a presença da secretária Fátima Gavioli marcará o início do plantio das 50 mudas de ipês, que serão distribuídas pelo espaço da sede da Centralizada e ajudarão, daqui uns anos, a tornar a temperatura mais amena e o ambiente mais colorido e acolhedor.

 

“A iniciativa do plantio alusivo ao Dia da Árvore foi da chefe de gabinete, Helena da Costa Bezerra”, explica o professor Leonardo Teófilo, presidente da Comissão de Políticas de Gestão Ambiental da Seduc Goiás.

 

A Comissão é parceira do Gabinete na realização do plantio, que também celebrará a chegada da Primavera, que se inicia na próxima quarta-feira (23/09) e é considerada uma das estações mais bonitas do ano no Brasil.

 

Beleza e rusticidade

 

A iniciativa conta também com a parceria da Amma Goiânia (Agência Municipal de Meio Ambiente), que doou os 50 exemplares que serão cultivados na área da Seduc, no Setor Leste Vila Nova.

 

As mudas de ipês selecionadas para a ação de plantio pertencem aos gêneros Tabebuia e Handroanthus, ambos da família Bignoniaceae. O professor Leonardo Teófilo destaca que a escolha da espécie tem a ver com a sua beleza e rusticidade, já que os ipês são de fácil cultivo e não exigem muitos cuidados. “Além da beleza de suas flores, eles resistem bem ao período de seca como agora”.

 

Também pesou o fato dos ipês serem árvores símbolos do Cerrado, vegetação predominante no Estado de Goiás e um dos principais biomas brasileiros. Assim que crescerem, as mudas plantadas na sede da Seduc contribuirão para garantir um ambiente mais acolhedor e melhor qualidade de vida para os servidores e público externo, já que as árvores são responsáveis por amenizar o calor e umidificar o ar durante seu processo de transpiração.

 

Além disso, a escolha dos ipês tornará o espaço físico da Seduc esteticamente mais bonito, especialmente no tempo seco, uma vez que suas flores coloridas suavizam os efeitos da seca intensa e produzem belíssimas imagens em contraste com a aridez do solo e o azul intenso do céu, típico da época das floradas.

 

Benefícios das árvores

 

Um dos integrantes do coletivo Plantadores de Água, que planeja e executa ações voluntárias de plantios de mudas nativas em áreas públicas de Goiânia, o ambientalista Ernesto Augustus Renovato elogia a iniciativa da Seduc Goiás.

 

Ernesto afirma que o plantio de árvores tem inúmeros benefícios. “Promove uma melhoria no microclima da região, aumenta a umidade relativa do ar e atenua os efeitos da poluição sonora. Para os animais, serve de abrigo e é fonte de alimentos”, diz ele.

 

Segundo o ambientalista, as árvores, no geral, direcionam o fluxo de água para o solo, suas folhas reduzem a velocidade da água que escorre superficialmente, protegem o solo contra a erosão e a evaporação excessiva e ainda servem de adubo após decomposição. “Sem contar que suas raízes facilitam a infiltração da água no solo, o que favorece a manutenção do lençol freático”.

 

Comunicação Seduc




NOTÍCIAS RELACIONADAS

EVENTO Crixás e Região celebram a Inauguração da Allegra Clínica Integrada Um novo marco na área da saúde e estética desponta em Crixás e região com a inauguração da Allegra Clínica Integrada - Centro de Desenvolvimento Integrado, um empreendimento especial e único projetado a partir dos sonhos dos profissionais das áreas ali of
EVENTO Prefeitura de Campos Verdes Promove 1ª Caminhada da Saúde em Busca de uma Comunidade Saudável No último dia 7, a prefeitura de Campos Verdes, por meio da Superintendência de Esportes liderada pelo desportista Adailton Barbosa, realizou a 1ª Caminhada da Saúde - Unidos por uma Comunidade Saudável.
EVENTO Santa Terezinha Celebra a Maior Pamonhada de Goiás A cidade de Santa Terezinha de Goiás viveu ontem (04) momentos de alegria e tradição com a 3º edição da "Pamonhada Municipal".
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás