Ir para a Home
Terca-Feira, 16 de Abril de 2024

Crixás está entre os 5 municípios goianos que mais desmatou o cerrado em 2020



Crixás está entre os 5 municípios goianos que mais desmatou o cerrado em 2020

 

 

DESMATAMENTO - Área perdida no município no ano de 2020 equivale a 3.000 campos de futebol e já é maior que a desmatada em todos os meses de 2019. Ação criminosa em fazendas turbinou devastação e a perca da vegetação atinge principalmente os rios e córregos do município que passam por uma seca drástica.

 

O município de Crixás no Norte de Goiás, está entre os 5 municípios goianos que tem a maior área de desmatamento no Estado. Os dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) são referentes aos meses de janeiro a dezembro de 2020, neste período, 24,196 m² de cerrado nativo foram perdidos, o equivalente a aproximadamente 3.000 campos de futebol. A região representa uma das últimas fronteiras do Cerrado preservado em Goiás e recebe um duro ataque de fazendeiros que expandem suas pastagens para a agropecuária de corte. 

 

Os dados do Deter, com informações de satélite, indicam também que 90% da destruição ocorreram entre os meses junho e julho. Restam menos de 35% do bioma original e as principais áreas atingidas fornecem água para os Rios Crixás e Rio Vermelho. O Deter é uma ferramente gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG) que foi criada para enviar alertas aos órgãos ambientais para que estes verifiquem as denúncias eletrônicas e contenham os danos à vegetação.

 

Niquelândia ocupa o primeiro lugar, em seguida o município de Flores de Goiás, no terceiro lugar Cavalcante, Caiapônia é o quarto e Crixás ocupa o quinto lugar do ranking de campeões de desmatamento, com 2.419 hectares.

 

Escrito por Dídimo Maciel, sociólogo, formado pela Universidade Federal de Goiás.

 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA Prefeitura de Santa Terezinha Fortalece Agricultura Familiar com Entrega de Tratores e Sementes BENEFICIO - Ontem (15), a Prefeitura de Santa Terezinha realizou uma importante ação em prol dos pequenos produtores rurais do município.
POLÍTICA Geneir Patriota Apresenta Aurissandra Gomes como Pré-Candidata a Vereadora em Bonópolis Em um movimento estratégico para consolidar sua base eleitoral, o pré-candidato a prefeito de Bonópolis, Geneir Patriota, anunciou neste domingo (14/04) a ex-primeira dama Aurissandra Gomes
POLÍTICA Câmara de Alto Horizonte Dá Salto Tecnológico e se Destaca como a Mais Moderna do Norte Goiano INOVAÇÃO - Na busca incessante por modernização e eficiência, a Câmara de Vereadores de Alto Horizonte alcançou um marco significativo ao implementar o novo Sistema Legislativo Eletrônico.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás