Ir para a Home
Domingo, 30 de Novembro de 2025

Intercept denuncia esquema para encobrir doenças por exploração de amianto em Goiás



Intercept denuncia esquema para encobrir doenças por exploração de amianto em Goiás

Em reportagem, a empresa Sama, localizada em Minaçu, disse que não iria comentar


Uma publicação do Jornal Intercept nesta segunda-feira, 6, expôs a situação de ex-trabalhadores da empresa Sama, braço do Grupo Eternit, que atuava na exploração de amianto em Minaçu, até fevereiro de 2019.


Antônio José Severino de Carvalho e Osvaldino José de Oliveira são dois dos ex-funcionários que falaram ao veículo sobre as consequências que sofrem por terem trabalhado mais de uma década na empresa, que contratava médicos para ocultar diagnósticos. O primeiro, detectado com asbestose, o segundo com doença pulmonar obstrutiva crônica. Ambos demitidos após verem sua saúde deteriorada.


De acordo com a publicação, médicos eram pagos pela Sama para ocultar doenças causadas pelo amianto nos trabalhadores da empresa. “Afinal, melhor do que ter que negar que a sua operação causa asbestose e câncer é nunca ter nenhum trabalhador diagnosticado com essas doenças. E a Sama se esforçou para isso”, diz trecho da reportagem.


Fim da exploração

Após algumas publicações contra o amianto: uma realizada pelo Jornal O Globo, em 2015, e também o Dossiê Amianto Brasil, que levou os parlamentares brasileiros a finalmente discutirem a proibição no Congresso, o Supremo Tribunal Federal determinou o fim da exploração desta fibra mineral em 2017. Até hoje, a Sama ainda tenta recorrer da decisão.


De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2011 e 2017, 788 pessoas morreram no Brasil em decorrência da exploração do amianto. Entretanto, em suas declarações pública, a empresa negou que o minério cause danos à saúde, embora ele seja proibido em mais de 60 países.


Procurados pelo Intercept para responderem à matéria, a Sama disse que não iria comentar.



Fonte: Jornal Opção 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

EVENTO PARA GRAVAÇÕES DA NOVELA “CORAÇÃO ACELERADO A cidade Crixás se tornou nesta terça-feira (28) o novo cenário das gravações da próxima novela da TV Globo, intitulada “Coração Acelerado”, com estreia marcada para o dia 12 de janeiro de 2026. Parte das cenas será gravada durante o tradicional Festival
EVENTO CAMPOS VERDES COMEMORA O DIA DAS CRIANÇAS EM GRANDE ESTILO EVENTO - No último dia 8 de outubro, a Praça Pedro de Medeiros foi palco de uma grande comemoração pelo Dia das Crianças em Campos Verdes. O espaço se transformou em um ambiente de lazer e diversão, reunindo famílias de toda a cidade.
EVENTO PREFEITURA DE CRIXAS LANÇA PROGRAMA "PÃO E LEITE" PARA FAMILIAS EM VULNERABILIDADE BENEFÍCIO - A Prefeitura de Crixás anunciou nesta semana o lançamento do programa “Pão e Leite”, que vai beneficiar 150 famílias em situação de vulnerabilidade social no município.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás