Ir para a Home
Terca-Feira, 16 de Dezembro de 2025

Governo de Goiás determina suspensão de atividade pesqueira na região de Aruanã



Governo de Goiás determina suspensão de  atividade pesqueira na região de Aruanã

 

 

Portaria da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, emitida na tarde desta quarta-feira (05/02), visa resguardar saúde pública e fauna aquática. Força-tarefa busca causas para mortandade de peixes no Rio Vermelho, que teve níveis de oxigênio drasticamente reduzidos no início da semana

 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), emitiu uma portaria, na tarde desta quarta-feira (05/02), que suspende qualquer tipo de atividade pesqueira na região do Rio Vermelho, em Aruanã.

 

O texto proíbe a pesca, por tempo indeterminado, na Ottobacia Nível 5 da Região Hidrográfica Foz do Rio Vermelho/Ribeirão Água Limpa. Os cursos d’água afetados pela proibição são: Córrego Boa Sorte, Córrego Esperança, Córrego Nove de Julho, Córrego Água Fria e no trecho do Rio Vermelho entre a foz do Córrego Boa Sorte e a do Rio Araguaia.

 

Segundo a secretária Andréa Vulcanis, a medida visa o bem-estar da população e também garantir que os peixes que conseguiram sobreviver ao incidente, que ainda está sob investigação, possam ser preservados para futura reprodução. 

 

“Ainda não sabemos o que causou a morte dos peixes, o que nos obriga a suspender a pesca para garantir que a população não faça consumo sem que qualquer tipo de contaminação seja eliminado pelas análises laboratoriais”, afirma a secretária.

 

“Por não sabermos a causas da mortandade e também para resguardar os animais que não foram afetados, como medida de precaução, foi necessária essa suspensão total da pesca, inclusive a esportiva de pesque e solte até que as causas sejam identificadas”, explica Andréa Vulcanis.

 

A única modalidade permitida pela portaria é a de caráter científico, para coletas de peixes para fins de estudos e monitoramento, mesmo assim apenas previamente autorizados pela Semad. Quem for flagrado pescando nos locais especificados pela portaria responderá por crimes ambientais, de acordo com a legislação.

 

Coletas

Desde a última segunda-feira, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com apoio do Corpo de Bombeiros, Policiamento Militar Ambiental, Polícia Civil e equipes da Saneago fazem coletas de água com o propósito de localizar o foco e a origem do problema. 

 

A Saneago descartou, na última terça-feira (04/02), a contaminação do Rio Vermelho por agrotóxicos e pesticidas nos pontos onde ocorreram mortandades de peixes. Outros exames laboratoriais estão sendo feitos pela Semad em amostras líquidas e dos peixes, cuja coleta acontece rio acima.

 

Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o que há de concreto é a baixa oxigenação da água, que foi a causa da morte dos peixes. “Nosso trabalho, neste momento, é identificar a causa dessa redução nos níveis de oxigênio ao longo do rio”, explica.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA GUSTAVO PAULO É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALTO HORIZONTE PARA 2026 ELEIÇÃO - A Câmara Municipal de Alto Horizonte realizou, na manhã desta segunda-feira (15), às 7h30, uma sessão extraordinária para a eleição da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos legislativos no ano de 2026.
POLÍTICA CÂMARA DE CRIXÁS CELEBRA NOMEAÇÃO DE MARCÃO NA UVG-GO CONQUISTA - A Câmara Municipal de Crixás realizou, no dia 12 de dezembro de 2025, às 16h, solenidade que marcou a nomeação do presidente da Câmara, Marcos Ferreira
POLÍTICA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS VERDES APROVA PROJETO QUE INCENTIVA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS LOCAIS NAS COMPRAS PÚBLICAS LEI - A Câmara Municipal de Campos Verdes aprovou ontem, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 36/2025, de autoria dos vereadores Jalmar Araújo Souza (MDB), José Carlos da Silva Santos (PP), José Maurício Mendes (MDB) e Dilza Aparecida Pereira dos Santo
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás