Ir para a Home
Sexta-Feira, 29 de Agosto de 2025

Delegado da Receita Federal fala sobre o ITR em Goiás



Delegado da Receita Federal fala sobre o ITR em Goiás

A Receita Federal desde 2013 vinha orientando os municípios a fazerem convênios com o Órgão. Nesses convênios os municípios ficam obrigados a encaminhar as NOTIFICAÇÕES da Receita Federal aos contribuintes.



Os municípios goianos finalizaram os convênios com a Receita Federal em 2016 (Ano Base 2015), com a sua nova Planta de valores da Terra Nua (VTN).



Porém muitos contribuintes continuaram a fazerem suas declarações com valores a menor da nova Planta de valores do ITR de 2016.



O Município é obrigado a fazer as NOTIFICAÇÕES administrativas para retificação da Declaração do ITR perante a Receita Federal bastando ir ao seu Contador e fazer a correção.



O delegado da receita federal em Goiás, José Aureliano de Matos, comentou sobre a nova plataforma. "O Prefeito que quiser fazer política e não entregar a notificação administrativa da Receita Federal está prejudicando e muito o Produtor Rural. Pois o contribuinte será multado em 200% o valor devido, mais Juros e Correção monetária, bem como Processo Criminal . Além da Receita Federal cancelar o Convênio com o município", comentou José. 



Então a notificação administrativa é meramente uma correção da Declaração do ITR perante a Receita Federal, sem imputação de multas ou qualquer outra sanção ao contribuinte.



Lembrando que 100% dos Recursos das Multas, Juros e Correção monetária do ITR ficam com a Receita Federal.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA ROMBO NA PREVIDÊNCIA DE CRIXÁS: EX-PREFEITO DR. CARLOS E VICE TIAGO DIETZ DEIXAM DÍVIDA DE R$ 730 MIL
POLÍTICA CAMPOS VERDES RECEBE NOVA MOTONIVELADORA 0 KM E AVANÇA NA INFRAESTRUTURA RURAL Ontem (26), o município de Campos Verdes foi contemplado com uma motoniveladora 0 km, parte do Programa Mecaniza Campo, executado pela Seapa.
POLÍTICA CÂMARA DE CRIXÁS APROVA CRIAÇÃO DO PROGRAMA VALE GÁS PARÀ FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE BENEFÍCIO- A Câmara Municipal de Crixás aprovou, em sessão extraordinária realizada na quinta-feira, 10 de julho, o Projeto de Lei nº 032/2025, de autoria da Prefeitura, que institui o Programa Municipal “Vale Gás”.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás