Haroldo Naves pede revisão de censo demográfico feito pelo IBGE em Campos Verdes
Números do Instituto não batem com número de habitantes do município de Campos Verdes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza “projeções” de dados referentes à população para que o governo federal saiba sobre o crescimento do país. O banco de dados é fundamental no planejamento do orçamento da União. Os números mostram as demandas a serem atendidas e o volume de recursos financeiros que será necessário repassar às prefeituras para serem investidos na área de saúde, educação, assistência social, entre outras áreas.
O número de habitantes define os coeficientes de repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e tem relação com o cálculo de indicadores econômicos e sócio demográficos nos períodos intercensitários. Os gestores fazem os investimentos em serviços públicos e obras através dos dados recolhidos pelo censo e é importante ressaltar que as estatísticas de cada município são levadas em conta ao fazer os repasses oriundos do governo federal.
Desde 2011, o IBGE vem realizando estimativas populacionais já que o último censo realizado no Brasil foi feito há 10 anos. Neste contexto, o município tinha uma população de 5.020 pessoas em 2010 e na última estimativa de 2019, a cidade perdeu habitantes caindo para 2.141 pessoas.
A Prefeitura está questionando o IBGE sobre os números relativos ao decréscimo de Campos Verdes. Os dados do órgão federal são conflitantes com as estatísticas do município já que não representam a realidade da cidade, haja vista que Campos Verdes atualmente possui mais de 5 mil habitantes conforme dados da prefeitura, além de possuir 2.075 residências no cadastro dos serviços de IPTU, de energia e do serviço de fornecimento de água.
Campos Verdes recebe verbas como um município com população de 2.141 pessoas e investe como tendo 6 mil habitantes, provocando um rombo nas contas do executivo e enormes prejuízos aos cofres públicos devido ao fato de não receber verbas do governo federal suficientes para o tamanho de sua população. Por isso está sendo discutido a metodologia adotada na última estimativa do IBGE que apenas utiliza projeções e não leva em consideração o crescimento populacional dos últimos três anos.
Desde 2017 o município tem recebido grandes investimentos e instalação de novas mineradoras de capital nacional e internacional, o que gerou emprego e renda para cerca de 500 pessoas e atraiu milhares de pessoas para a cidade. Cerca de 10 mudanças chegam ao município por semana, aumentando significamente a ocupação de casas e o número de habitantes em Campos Verdes.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
POLÍTICA
GUSTAVO PAULO É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALTO HORIZONTE PARA 2026
ELEIÇÃO - A Câmara Municipal de Alto Horizonte realizou, na manhã desta segunda-feira (15), às 7h30, uma sessão extraordinária para a eleição da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos legislativos no ano de 2026.
POLÍTICA
CÂMARA DE CRIXÁS CELEBRA NOMEAÇÃO DE MARCÃO NA UVG-GO
CONQUISTA - A Câmara Municipal de Crixás realizou, no dia 12 de dezembro de 2025, às 16h, solenidade que marcou a nomeação do presidente da Câmara, Marcos Ferreira
POLÍTICA
CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS VERDES APROVA PROJETO QUE INCENTIVA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS LOCAIS NAS COMPRAS PÚBLICAS
LEI - A Câmara Municipal de Campos Verdes aprovou ontem, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 36/2025, de autoria dos vereadores Jalmar Araújo Souza (MDB), José Carlos da Silva Santos (PP), José Maurício Mendes (MDB) e Dilza Aparecida Pereira dos Santo