Em 273 anos de história essa é a primeira vez que não ocorrerá as festividades em louvor ao Divino Espírito Santo
Como acontece há mais de dois séculos em Pilar de Goiás, neste último sábado, dia 30 de maio de 2020, aconteceu a abertura simbólica da Festa em Honra ao Divino Espírito Santo que devido a pandemia do novo coronavírus foi cancelada para evitar a proliferação da doença.
Para marcar esse momento importante da cultura e da riqueza histórica pilarense, a “Paróquia Nossa Senhora de Pilar de Goiás” preparou a abertura simbólica do início do giro da folia que iria percorrer três regiões rurais diferentes levando alegria, devoção, visitando as casas com a mensagem de amor e fé como ocorre no município durante o mês de maio e junho. Na manhã do saÌbado, (30), às 6h00 tivemos a Alvorada que marca o iniÌcio das festividades, o padre Beneval juntamente com o Imperador Augusto Soares a Imperatriz Flaviane CaÌcia e os Alferes das folias Sertão São PatriÌcio representado pelo senhor Rosa, Sertão Dos Picos Braz JuÌnior e Sertão Do Meio Hercules passaram com as bandeiras e a coroa do Divino EspiÌrito Santo abençoando a cidade em cima de um carro de som, os moradores e pediram por proteção e benção. “EÌ um momento de muitas recordações, lembranças, alegrias, muitas laÌgrimas e tambeÌm muito triste por não poder comemorar como fazemos em todos os anos”, disse a devota Hosanete.
“A Festa do Divino é tradição. Aqui, valorizamos a terra, o ancestral, aquilo que é passado de geração a geração, revelar memórias é preservar o futuro. Viva o Divino Espirito Santo e que em 2021 estejamos todos aqui para preservar esse patrimônio imaterial de nossa cultura!”, disse o prefeito Sávio Soares logo após comparecer na abertura simbólica.
Com Informações e Fotos da Paróquia Nossa Senhora de Pilar