Para acelerar a identificação dos casos e promover a maior rastreabilidade do Novo Coronavírus na cidade, a Prefeitura de Pilar de Goiás adquiriu kits de testes rápidos para a identificação da Covi-19. Os testes serão usados para identificação rápida da doença em pacientes que apresentam sintomas da doença ou tiveram contato com pessoas contaminadas, bem como para a verificação dos profissionais de saúde e das forças de segurança, com objetivo da manutenção da força de atendimento.
Os exames levam no máximo 30 minutos para que a análise seja realizada, o que vai contribuir para que a apresentação do resultado aconteça com mais agilidade e os dados de pessoas infectadas possam ser atualizados mais rapidamente. Sabendo que a eficácia dos testes não é de 100% podendo dar falso positivo ou falso negativo, aquele paciente e/ou profissional diagnosticado que apresentar sintomas será encaminhado para realização do teste em laboratório.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o teste consiste na detecção qualitativa e diferencial de anticorpos IgM e IgG do novo coronavírus, em uma pequena quantidade de soro, plasma ou sangue total. O kit fornece um resultado rápido e simples, com grande sensibilidade e especificidade.
“Fui o primeiro a fazer o teste devido ter tido contato com paciente que testou positivo, mesmo estando sem sintomas, mas o meu teste de negativo. Peço a todos que façam a sua parte, usando máscara, higienizando aos mãos, usem alcóol em gel, evitem tocar os olhos, nariz e boca e evitem aglomerações. Vamos vencer juntos essa batalha conta o coronavírus,” comentou o prefeito Sávio Soares.