Ir para a Home
Domingo, 23 de Junho de 2024

Goiás reduz de 50% para 20% multa por atraso no IPVA



Goiás reduz de 50% para 20% multa por atraso no IPVA

O Projeto de Lei (PL) 5079/2020, de autoria da Governadoria, foi aprovado nesta terça-feira (15/12), em segunda votação, pela Assembleia Legislativa de Goiás.  Queda na cobrança é a segunda promovida em 2020. A mudança no percentual não vale para multas já aplicadas.

 

O Governo de Goiás vai reduzir de 50% para 20% a multa cobrada pelo não pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O Projeto de Lei (PL) 5079/2020, de autoria da Governadoria, foi aprovado nesta terça-feira (15/12), em segunda votação, pela Assembleia Legislativa de Goiás. Lei segue agora para sanção do governador Ronaldo Caiado.

 

Ao enviar o projeto para a Assembleia com pedido de urgência na votação, o governador ressaltou em sua justificativa que o novo percentual está em patamar mais justo e compatível com a realidade nacional neste momento de crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19. As alterações, continuava o texto, “não implicam riscos ao equilíbrio fiscal do Estado de Goiás” nem geram renúncia de receita.

 

O PL aprovado nesta terça-feira altera a Lei n° 11.651/91, que instituiu o Código Tributário do Estado de Goiás, e ainda a Lei n° 16.469/19, que regula o processo administrativo tributário. A mudança no percentual não vale para multas já aplicadas.

Esta é a segunda redução na multa cobrada por atraso no pagamento do IPVA. No começo deste ano, o percentual já havia sido diminuído de 100% para 50% do valor do imposto.

Dados da Secretaria da Economia apontam que a média anual de inadimplência do IPVA em Goiás é de 12%. Porém, não há dados fechados deste ano. O IPVA representa 6% na arrecadação total do Estado, que já arrecadou R$ 1,5 bilhão até o início de dezembro, com incremento de aproximadamente 3% em relação ao mesmo período de 2019, mesmo com a pandemia.

 

A arrecadação do IPVA não fica integralmente no Tesouro, 50% retorna aos municípios onde os veículos foram emplacados.

 

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA Prestígio Político: Dr. Rogério foi convidado especial do Governador no Arraiá do Bem da OVG Na noite de ontem, o Arraiá do Bem da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) reuniu importantes figuras políticas do estado, destacando-se a presença de lideranças de Campos Verdes.
POLÍTICA Dr. Rogério mantém vantagem na corrida pela Prefeitura de Campos Verdes com 62,73% das intenções de voto ELEIÇÕES - Na mais recente pesquisa realizada em Campos Verdes, datada do dia 05 de junho de 2024, o médico e pré-candidato a prefeito, Dr. Rogério, continua a demonstrar sua significativa liderança, alcançando expressivos 62,73% de intenção de voto na mo
POLÍTICA Presidente da Câmara de Alto Horizonte reafirma pré-candidatura a vereador e apoio a Fábio do Mercado CONFIRMAÇÃO - Na última sessão da Câmara de Vereadores de Alto Horizonte, o presidente Edmar Tatá reafirmou sua pré-candidatura a vereador.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás