Ir para a Home
Sábado, 27 de Julho de 2024

Bolsonaro diz que governo suspendeu compra de seringas até que preços 'voltem à normalidade'



Bolsonaro diz que governo suspendeu compra de seringas até que preços 'voltem à normalidade'

Presidente afirmou que estados e municípios têm estoques suficientes para início de vacinação contra Covid-1

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que o Ministério da Saúde suspendeu a compra de seringa até que os preços "voltem à normalidade". Bolsonaro também disse que estados e municípios têm estoques de seringas suficientes para o início da vacinação contra a Covid-19.

 

Na semana passada, uma licitação realizada pelo Ministério da Saúde para comprar seringas e agulhas fracassou. A pasta só conseguiu garantir 7,9 milhões de unidades enquanto buscava adquirir 331,2 milhões . As empresas reclamaram que os preços pagos pelo governo estavam abaixo dos praticados no mercado.

 

"Como houve interesse do Ministério da Saúde em adquirir seringas para seu estoque regulador, os preços dispararam e o MS suspendeu a compra até que os preços voltem à normalidade. Estados e municípios têm estoques de seringas para o início das vacinações, já que a quantidade de vacinas num primeiro momento não é grande", escreveu o presidente no Facebook.

 

Depois do fracasso, o Ministério da Saúde afirmou, em nota, que realizaria "novos certames"para buscar os materiais e que o pregão no qual não conseguiu realizar a compra seria apenas a "primeira parte" da negociação."O resultado não é final e sim da primeira parte, por isso terão novos certames, outros pregões, como previsto em Lei", diz a nota.

 

Além disso, a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia passou a exigir, desde 1º de janeiro, uma licença especial para autorizar a exportação de agulhas e seringas , o que deixará o processo de liberação das mercadorias mais lento que o normal.

 

Em paralelo, o governo deve zerar o imposto de importação de agulhas e seringas. O pedido para zerar o imposto sobre importação de agulhas e seringas foi feito pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco. Hoje, o imposto é de 16%.

 

Fonte: O Globo




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA Fábio do Mercado é confirmado candidato a prefeito de Alto Horizonte em convenção suprapartidária ELEIÇÕES - Em um evento marcado pela coesão e força política, o empresário Fábio do Mercado (União Brasil) foi confirmado como candidato a prefeito de Alto Horizonte.
POLÍTICA Primeira-Dama de Campos Verdes é homenageada com a mais alta honraria de Goiás: Comenda Mérito Anhanguera RECONHECIMENTO - A Primeira-Dama de Campos Verdes, Paulenia Lopes, recebeu nesta terça-feira (23/07) a mais alta honraria do Governo de Goiás, a Comenda do Mérito Anhanguera.
POLÍTICA Vateco é Consagrado Candidato a Prefeito de Pilar de Goiás em Convenção Partidária No último sábado, 20 de julho, o prédio da Câmara de Vereadores de Pilar foi o cenário de uma cerimônia marcante que reuniu centenas de apoiadores e líderes políticos locais. O evento consagrou Waltenir Soares, popularmente conhecido como Vateco, como o c
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás