Goiás agora possui uma cerveja genuinamente goiana. Trata-se da Esmera e a Ambev começou a comprar mandioca produzida por agricultores familiares do Norte goiano para fabricar sua quinta marca regional de cerveja na Cervejaria de Anápolis. A aquisição da matéria-prima, que começou em 234 toneladas iniciais em 2020, deve saltar para três mil toneladas em 2021 e ajudará a incrementar a renda de comunidades como a do município de Uirapuru que já forneceu dois caminhões de mandioca para a produção da cerveja.
A mandioca é adquirida de pequenos produtores rurais, a fim de proporcionar renda e melhor qualidade de vida. Inicialmente, a Ambev beneficiará os municípios de Uirapuru, Campos Verdes, Cavalcante, Flores de Goiás, Posse, Buritinópolis, Alto Paraíso, Terezina de Goiás, Alvorada do Norte, Campos Belos, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São Domingos, São João d’Aliança, Sítio d’Abadia e Simolândia já cadastrados para fornecer mandioca.
“Com a compra da produção da mandioca produzida pelos nossos agricultores de Uirapuru, a AmBev em parceria com a Prefeitura e Governo de Goiás fortalecerão ainda mais a economia rural e o desenvolvimento nossa região, gerando mais emprego e renda para nossos produtores rurais,” comentou o prefeito de Uirapuru, Elivan Carreiro.
A Esmera é uma cerveja pilsen vendida exclusivamente no mercado goiano e, inicialmente, apenas em garrafas de 600 mililitros retornável. Em 2021, ela também estará disponível em latas de 350 mililitros.
Fonte: Com informações da ASCOM Uirapuru