Neste sexta-feira, 15, as agulhas e seringas que serão usadas na vacinação (voluntária) contra a Covid-19 já começaram a ser distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde. Até a próxima segunda-feira, dia 18, mais de 1 milhão de kits deverão estar entregues aos 246 municípios goianos.
O Plano Estadual de Vacinação receberá as doses do Ministério da Saúde, único órgão responsável por toda a vacinação no país, que segue, por sua vez, o Plano Nacional de Imunização. “No momento em que o governo federal nos entregar a vacina, nós imediatamente faremos a redistribuição aos municípios”, afirma o governador Ronaldo Caiado.
“Há cerca de 7 milhões de habitantes em Goiás. O Estado tem 3,8 milhões de kits. Estima-se que há de 1,5 a 1,8 milhão de pessoas nos grupos de risco aqui. Temos insumos suficientes para proteger a população goiana”, declarou Ismael Alexandrino, secretário de Saúde. Lembrando que idosos e profissionais de saúde estão entre os primeiros da lista a serrem vacinados, mas os pormenores de faixa etária ainda serão divulgados pelo Ministério da Saúde.
Campos Belos, Catalão, Itumbiara, Porangatu, Uruaçu, Ceres, Goianésia, Rio Verde, Jataí e as regionais do centro e centro-sul já receberam os insumos desde a sexta-feira. Anápolis, Luziânia, Formosa, Posse, Cidade de Goiás, São Luís de Montes Belos e Iporá estavam previstos para o fim de semana. Goiânia e Aparecida de Goiânia estão marcados para a segunda-feira, dia 18.
Fonte: Diário do Estado
Imagem: Britto