Ir para a Home
Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Em Santa Terezinha, prefeitura abre campanha de combate à dengue



Em Santa Terezinha, prefeitura abre campanha de combate à dengue

 

 

Mesmo com a atenção voltada para o combate à proliferação da Covid-19, a administração de Santa Terezinha também está atenta às doenças tropicais de propagação rápida, a exemplo da dengue

 

Além das ações de combate à proliferação do novo coronavírus, a Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás, que tem como gestora a prefeita Karla Cristina, iniciou no município uma rigorosa campanha de enfrentamento ao Aedes Aegypti, mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya. A medida faz parte de um plano de ação nesse período chuvoso, quando aumenta o risco da proliferação do mosquito.

 

De acordo com nota divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde, com o atual cenário epidemiológico o município corre-se o risco de enfrentar duas epidemias simultâneas, dengue e covid-19, em especial pelo crescente número de casos de dengue tipo I e, por essa razão a necessidade de uma medida urgente de enfrentamento ao mosquito transmissor da doença, com ações de prevenção e controle, também com dispensação de insumos químicos para controle do vetor.

 

Com isso, os serviços de vigilância epidemiológica de Santa Terezinha de Goiás, em cumprimento às recomendações do Ministério da Saúde estão empenhados a identificar aglomerados de casos confirmados para dengue e estratégias de intervenção nos serviços de saúde, notificar e investigar pacientes com suspeitas de dengue, executar exames complementares quando os casos suspeitos de dengue estiverem semelhantes aos da covid, orientar a população sobre medidas de prevenção, sinais e sintomas de Dengue e COVID-19, incluindo sinais de agravamento das doenças.

 

Com o objetivo de orientar ainda mais a comunidade sobre a importância do combate à dengue, especialmente nesse momento de pandemia causada pelo novo coronavírus, a administração municipal está veiculando anúncios em carros de publicidade volantes, emissoras de rádio e redes sociais pedindo para os moradores contribuam com a limpeza de seus quintais, para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, e os entulhos serão retirados em dias programados, na seguinte ordem: dia 03 de fevereiro, Setor Central; dia 05, Setor Júlio Venâncio; dia 09, Setor Esmeraldas; dia 12 Setor José Gomes; dia 16, Setor Setores Palmas e Sinésio; dia 19, Setor Caiçara; dia 23, Setor São Paulo; dia 26, Setores Oeste e Primavera e dia 30, Setor Dona Helena.

 

Segundo o secretário municipal da saúde Luan Cardoso, sua equipe não medirá esforços nessa luta contra a dengue, mas não desviará o foco do combate à covid 19, uma inciativa importante, haja vista que em uma certa administração passada, a cidade foi acometida por um surto de dengue por conta do descuido do gestor da época.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

SAÚDE Prefeita Karla Cristina Reinaugura PSF I no Setor São Paulo SAÚDE- Em um evento marcante a saúde da comunidade, a Prefeita Karla Cristina entregou mais um benefício crucial para Santa Terezinha.
SAÚDE Revolução na Saúde: Allegra Centro de Desenvolvimento Integrado Chega para Transformar Crixás SAÚDE - Uma revolução está prestes a tomar conta da saúde em Crixás com a chegada da Clínica Allegra! Este novo centro de cuidados, que em breve abrirá suas portas, promete reinventar a forma como a comunidade acessa e vivencia os serviços de saúde, e des
SAÚDE Sec. de Saúde de Santa Terezinha realiza Workshop sobre Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde ECENTO - A Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, sediou um Workshop voltado a todos os profissionais de saúde nos dias 11 e 12 de agosto,
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás