Com o intuito de ampliar a cobertura de exames de rastreamento dos cânceres de mama e do colo do útero nas cidades goianas, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde (SES-GO) em parceria com a Prefeitura de Campos Verdes, iniciou, na última segunda-feira (14/06), uma série de atendimentos no município com a unidade móvel de prevenção ao câncer de mama e colo uterino.
A unidade móvel é formada por uma carreta que é equipada com mamógrafo e material para coleta de exames ginecológicos e se destina a atender pacientes em municípios sem esse tipo de atendimento.
Em Campos Verdes, a unidade funcionará das oito às 18 horas, de segunda-feira a sexta-feira e atenderá mulheres que foram previamente cadastradas no sistema de saúde municipal para a realização dos exames. O atendimento é prestado por 12 profissionais de saúde, dentre médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia e auxiliares administrativos. A mamografia, para detecção do câncer de mama, tem indicação para mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos. O exame de citologia, que previne contra o câncer do colo de útero, é feito em pacientes com idade entre 25 e 64 anos.
Além da presença da prefeita Karla Moreira de Santa Terezinha, o início do atendimento da unidade móvel contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, que fez questão de participar do lançamento dos atendimentos. “Só na cidade de Campos Verdes serão mais de 500 mulheres atendidas e também atenderemos 100 mulheres de Santa Terezinha com os exames. Vamos levar exames e assistência integral à mulher aonde nossa ação se faça necessária, com um tratamento humanizado e a excelência que a saúde de Goiás precisa”, comentou o secretário Ismael.
Para o prefeito Haroldo Naves, a oportunidade de realizar exames de alto custo, como mamografia, na própria cidade é um fato marcante para as mulheres do município. “Prestarmos uma atenção assim às mulheres é um avanço significativo que o Governo de Goiás garante. Antes era difícil agendar um exame assim para outras cidades maiores, como Anápolis e Goiânia, e agora as pessoas serão atendidas aqui mesmo. É muito bom.”