Ir para a Home
Sexta-Feira, 19 de Agosto de 2022

Unidade de prevenção ao Câncer na mulher está em Campos Verdes



Unidade de prevenção ao Câncer na mulher está em Campos Verdes

Com o intuito de ampliar a cobertura de exames de rastreamento dos cânceres de mama e do colo do útero nas cidades goianas, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde (SES-GO) em parceria com a Prefeitura de Campos Verdes, iniciou, na última segunda-feira (14/06), uma série de atendimentos no município com a unidade móvel de prevenção ao câncer de mama e colo uterino. 

 

A unidade móvel é formada por uma carreta que é equipada com mamógrafo e material para coleta de exames ginecológicos e se destina a atender pacientes em municípios sem esse tipo de atendimento. 

 

Em Campos Verdes, a unidade funcionará das oito às 18 horas, de segunda-feira a sexta-feira e atenderá mulheres que foram previamente cadastradas no sistema de saúde municipal para a realização dos exames. O atendimento é prestado por 12 profissionais de saúde, dentre médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia e auxiliares administrativos.  A mamografia, para detecção do câncer de mama, tem indicação para mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos. O exame de citologia, que previne contra o câncer do colo de útero, é feito em pacientes com idade entre 25 e 64 anos. 

 

Além da presença da prefeita Karla Moreira de Santa Terezinha, o início do atendimento da unidade móvel contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, que fez questão de participar do lançamento dos atendimentos. “Só na cidade de Campos Verdes serão mais de 500 mulheres atendidas e também atenderemos 100 mulheres de Santa Terezinha com os exames. Vamos levar exames e assistência integral à mulher aonde nossa ação se faça necessária, com um tratamento humanizado e a excelência que a saúde de Goiás precisa”, comentou o secretário Ismael. 

 

Para o prefeito Haroldo Naves, a oportunidade de realizar exames de alto custo, como mamografia, na própria cidade é um fato marcante para as mulheres do município. “Prestarmos uma atenção assim às mulheres é um avanço significativo que o Governo de Goiás garante. Antes era difícil agendar um exame assim para outras cidades maiores, como Anápolis e Goiânia, e agora as pessoas serão atendidas aqui mesmo. É muito bom.”

 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

SAÚDE Sec. de Saúde de Santa Terezinha realiza Workshop sobre Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde ECENTO - A Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, sediou um Workshop voltado a todos os profissionais de saúde nos dias 11 e 12 de agosto,
SAÚDE Goiânia confirma transmissão comunitária da varíola dos macacos após novos casos A Secretaria Municipal de Saúde informou que, até o momento, todos os casos são de homens, com idades entre 20 e 47 anos; nenhum paciente precisou ser internado
SAÚDE Prefeita Karla Moreira entrega ultrassom de última geração para Hospital Municipal, em Santa Terezinha CONQUISTA - A Prefeita de Santa Terezinha de Goiás, Karla Moreira, acompanhado do seu esposo Sillas Humberto, vice-prefeito, Paulo Henrique; secretária de saúde, Kenia Augusta, servidores municipais e vereadores (Carlim, Jair do Opção, André Mariano e Cid
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás