Ir para a Home
Quarta-Feira, 17 de Agosto de 2022

Em Crixás, após 32 anos, Mineradora encerra envio de fluxo a úmido para a barragem de rejeitos



Em Crixás, após 32 anos, Mineradora encerra envio de fluxo a úmido para a barragem de rejeitos

 

 

A Mineradora AngloGold Ashanti, instalada no município de Crixás-Go, localizada a 326 km da capital Goiânia, encerrou nesta quarta-feira, dia 15 de setembro de 2021, o envio de fluxo a úmido que ia para a barragem das minas de exploração de ouro da mineradora. Em breve iniciará o desmonte de toda a estrutura que será processada para obtenção do ouro fino presente no material depositado na barragem de rejeitos.

 

Entenda a Situação

Em 2020, o congresso nacional aprovou a lei que aumenta as exigências para mineradoras com relação à segurança de barragens. A lei federal proibi o uso das estruturas a montante, como a da tragédia de Brumadinho (MG), a multa que pode ser aplicada em caso de acidente pode chegar até R$ 1 bilhão.

 

A barragem a montante é aquela construída a partir de camadas sucessivas de rejeito mineral, uma em cima da outra, fazendo com que a estrutura se torne mais propensa a apresentar infiltrações de água. Com o tempo, isso diminui a estabilidade e aumenta a possibilidade de rompimento.

 

As mineradoras do Brasil como da cidade de Crixás têm até o dia 25 de fevereiro de 2022 para “desmontar” as barragens desse tipo, mas o prazo ainda pode ser prorrogado pela Agência Nacional de Mineração (ANM) por causa da inviabilidade técnica para realizar o serviço dentre desse tempo.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

EVENTO Adventistas se preparam para Campal Riachão Evento não é realizado há 2 anos por conta da pandemia da Covid-19.
EVENTO 64 anos das Cavalhadas de Cedrolina supera expectativa e se consolida como uma das maiores do estado EVENTO - A edição desse ano, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de julho já é considerada a melhor da história. Empenho da prefeita Karla Moreira e apoio do Governo de Goiás garantiram o sucesso do evento
EVENTO EDITAL Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Crixás-GO.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás