Ir para a Home
Domingo, 23 de Junho de 2024

Campus Ceres busca parcerias com Escola Agrícola de Uirapuru



Campus Ceres busca parcerias com Escola Agrícola de Uirapuru

 

 

OPORTUNIDADE- Gestores das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), junto ao diretor-geral da unidade, Cleiton Mateus, estiveram nesta quinta-feira, 23 de setembro, na Escola Familiar Agrícola de Uirapuru (Efau), no norte de Goiás. A visita teve como objetivo estreitar laços entre as duas instituições.

 

Criada em 2002 e com efetivo exercício a partir de 2004, a Efau atende aos filhos de agricultores familiares e assentados da reforma agrária de Uirapuru e região, ofertando o curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Da mesma forma foi o início do atual Campus Ceres, que teve sua história iniciada com a oferta do curso técnico em Agropecuária, nos idos anos de 1995.

 

Para o diretor-geral, Cleiton Mateus, é de interesse do Campus ampliar a interação entre IF Goiano e Efau: “Essa relação amigável já existe há algum tempo. Temos, por exemplo, egressos deles que estudam conosco. E há uma série de campos em que podemos contribuir - a expansão da pesquisa, dos projetos de ensino, da extensão, atuação conjunta em parcerias com as empresas, entidades”, explica.

 

Entre os pontos de destaque, estão a oferta do programa Férias Científicas aos discentes da Efau, o intercâmbio de vagas para estágio do curso técnico em Agropecuária e o envolvimento dos estudantes da Escola em projetos de extensão e de Iniciação Científica para o Ensino Médio Técnico. Além disso, Mateus sublinha o aumento da visibilidade da Escola e da pedagogia da alternância. “Podemos inclusive colocá-la como objeto de estudo, resgatando o histórico da Instituição. Eles têm uma riqueza lá e não tem nada escrito sobre isso”, explica.

 

Quem é a Efau - A Escola Família Agrícola de Uirapuru (Efau) surgiu buscando resolver a formação do jovem do campo, classe que entre 18 e 24 anos, em especial as mulheres, vão para os centros urbanos procurando trabalho, estudo, e um meio de sobrevivência. Através da profissionalização os jovens têm maiores possibilidades de continuar em suas propriedades, já que o grande entrave para a sua permanência está nas condições socioeconômicas.

Atualmente a Efau se encontra a 03 km do município de Uirapuru, na zona rural e à beira da GO-153. Possui uma extensão territorial de dois alqueires, dispondo de uma área para a produção agrícola e outra área para produção confinada de animais de pequeno e médio e grande porte. A Escola ministra o curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, e o público atendido são jovens filhos de agricultores tradicionais e também da reforma agrária.

 

Fonte: IFG Goiano

Fotos: Divulgação 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

OPORTUNIDADES A Produtividade e o desenvolvimento de uma mentalidade de Alta Performance A produtividade é um componente essencial da mentalidade de alta performance. Elas, produtividade e alta performance, se tornaram palavras recorrentes tanto no ambiente de trabalho quanto em nossas atividades diárias em uma busca incessante pela maximizaç
OPORTUNIDADES Prefeitura de Campos Verdes Inova com Aquisição de Telas Interativas nas Escolas Municipais FUTURO - A Prefeitura de Campos Verdes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu um importante passo para modernizar o ensino na cidade.
OPORTUNIDADES Grupos de estudos e a Associação Brasileira de Recursos Humanos A gestão de recursos humanos desempenha um papel crucial no sucesso de qualquer organização, e no Brasil, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) tem sido a entidade central nesse campo.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás