Ir para a Home
Sexta-Feira, 19 de Agosto de 2022

Campus Ceres busca parcerias com Escola Agrícola de Uirapuru



Campus Ceres busca parcerias com Escola Agrícola de Uirapuru

 

 

OPORTUNIDADE- Gestores das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), junto ao diretor-geral da unidade, Cleiton Mateus, estiveram nesta quinta-feira, 23 de setembro, na Escola Familiar Agrícola de Uirapuru (Efau), no norte de Goiás. A visita teve como objetivo estreitar laços entre as duas instituições.

 

Criada em 2002 e com efetivo exercício a partir de 2004, a Efau atende aos filhos de agricultores familiares e assentados da reforma agrária de Uirapuru e região, ofertando o curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Da mesma forma foi o início do atual Campus Ceres, que teve sua história iniciada com a oferta do curso técnico em Agropecuária, nos idos anos de 1995.

 

Para o diretor-geral, Cleiton Mateus, é de interesse do Campus ampliar a interação entre IF Goiano e Efau: “Essa relação amigável já existe há algum tempo. Temos, por exemplo, egressos deles que estudam conosco. E há uma série de campos em que podemos contribuir - a expansão da pesquisa, dos projetos de ensino, da extensão, atuação conjunta em parcerias com as empresas, entidades”, explica.

 

Entre os pontos de destaque, estão a oferta do programa Férias Científicas aos discentes da Efau, o intercâmbio de vagas para estágio do curso técnico em Agropecuária e o envolvimento dos estudantes da Escola em projetos de extensão e de Iniciação Científica para o Ensino Médio Técnico. Além disso, Mateus sublinha o aumento da visibilidade da Escola e da pedagogia da alternância. “Podemos inclusive colocá-la como objeto de estudo, resgatando o histórico da Instituição. Eles têm uma riqueza lá e não tem nada escrito sobre isso”, explica.

 

Quem é a Efau - A Escola Família Agrícola de Uirapuru (Efau) surgiu buscando resolver a formação do jovem do campo, classe que entre 18 e 24 anos, em especial as mulheres, vão para os centros urbanos procurando trabalho, estudo, e um meio de sobrevivência. Através da profissionalização os jovens têm maiores possibilidades de continuar em suas propriedades, já que o grande entrave para a sua permanência está nas condições socioeconômicas.

Atualmente a Efau se encontra a 03 km do município de Uirapuru, na zona rural e à beira da GO-153. Possui uma extensão territorial de dois alqueires, dispondo de uma área para a produção agrícola e outra área para produção confinada de animais de pequeno e médio e grande porte. A Escola ministra o curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, e o público atendido são jovens filhos de agricultores tradicionais e também da reforma agrária.

 

Fonte: IFG Goiano

Fotos: Divulgação 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

OPORTUNIDADES George Antoine Tarlazis: Um minerador empreendedor movido pelo trabalho, tradição familiar e paixão pelas Esmeraldas de Campos Verdes O nascimento de Campos Verdes, em 1981, ocorreu com a descoberta de uma das maiores jazidas de pedras preciosas de esmeraldas do mundo, e fez nascer no coração de muita gente o sonho e a coragem de encarar o desafio de vencer e crescer junto com uma das m
OPORTUNIDADES Campos Verdes: Esmeraldas fator de Desenvolvimento MINÉRIO - Se existe uma cidade em Goiás que se preocupa com a prosperidade e o desenvolvimento da mineração de esmeraldas, e enfrenta todos os obstáculos desde a década de 80 para promover a maior feira do centro-oeste brasileiro do setor de pedras precio
OPORTUNIDADES Prefeitura de Mozarlândia abre processo seletivo com mais de 150 vagas EMPREGO - A Prefeitura de Mozarlândia abriu um processo seletivo simplificado com 156 vagas para trabalhar na cidade, que fica no noroeste de Goiás. Os salários vão até R$ 1.507,22 e as inscrições podem ser feitas até o dia 3 de junho, pessoalmente na Sec
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás