DESMATAMENTO - Área perdida no município no ano de 2020 equivale a 3.000 campos de futebol e já é maior que a desmatada em todos os meses de 2019. Ação criminosa em fazendas turbinou devastação e a perca da vegetação atinge principalmente os rios e córregos do município que passam por uma seca drástica.
O município de Crixás no Norte de Goiás, está entre os 5 municípios goianos que tem a maior área de desmatamento no Estado. Os dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) são referentes aos meses de janeiro a dezembro de 2020, neste período, 24,196 m² de cerrado nativo foram perdidos, o equivalente a aproximadamente 3.000 campos de futebol. A região representa uma das últimas fronteiras do Cerrado preservado em Goiás e recebe um duro ataque de fazendeiros que expandem suas pastagens para a agropecuária de corte.
Os dados do Deter, com informações de satélite, indicam também que 90% da destruição ocorreram entre os meses junho e julho. Restam menos de 35% do bioma original e as principais áreas atingidas fornecem água para os Rios Crixás e Rio Vermelho. O Deter é uma ferramente gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG) que foi criada para enviar alertas aos órgãos ambientais para que estes verifiquem as denúncias eletrônicas e contenham os danos à vegetação.
Niquelândia ocupa o primeiro lugar, em seguida o município de Flores de Goiás, no terceiro lugar Cavalcante, Caiapônia é o quarto e Crixás ocupa o quinto lugar do ranking de campeões de desmatamento, com 2.419 hectares.
Escrito por Dídimo Maciel, sociólogo, formado pela Universidade Federal de Goiás.