Ir para a Home
Segunda-Feira, 22 de Abril de 2024

Vitória Municipalista: 1% do FPM é promulgado no Congresso Nacional



Vitória Municipalista: 1% do FPM é promulgado no Congresso Nacional

 

 

O Congresso Nacional promoveu sessão para promulgação do adicional de 1% do FPM, nesta quarta-feira (27). A solenidade ocorreu de forma semipresencial e contou com a participação do Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves e vários Prefeitos e Prefeitas do Estado de Goiás, além de autoridades de todo Brasil. O adicional representa uma grande conquista para o movimento municipalista.

 

A promulgação da Emenda Constitucional 112/2021, estipulando o repasse adicional de 1% do FPM nos meses de setembro, ocorre após quatro anos de luta. O Presidente Haroldo Naves, responsável por articular por diversas oportunidades junto aos parlamentares, comemora a vitória e destaca este momento para a solidez da administração pública. “Essa aprovação representa muito, principalmente para aqueles em primeiro mandato. Essa é uma luta contínua que representa a força do movimento municipalista”.

 

Presidida pelo Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco coloca esperança neste momento de retomada as administrações públicas. Nas palavras do Senador, “este ato prestigia o Brasil de uma forma integral. Os municípios precisam destes recursos e o congresso nacional entende que essa aprovação colabora com os prefeitos e prefeitas neste sentido”.

 

O FPM é a principal fonte de receita para mais de 4,5 mil Municípios brasileiros. Agora, o repasse estabelecido no artigo 159 da Constituição representa 24,5% do montante arrecadado de IR e IPI. Contudo, o repasse será gradativo, ao longo dos quatro primeiros anos da vigência, ou seja, 0,25% nos próximos dois anos; 0,5% em 2024; e 1% em 2025, quando deve somar mais de R$ 6,5 bilhões.

 

Durante a cerimônia o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira destacou a importância das articulações dos Gestores para essa aprovação, “em nome da Confederação Nacional de Municípios (CNM), agradeço a força de cada prefeito e prefeita para este marco”. Haroldo ocupa a Vice-presidência da CNM, e em agosto, reuniu-se com o parlamentar para tratar sobre essa aprovação para os municípios.

 

Fonte: FGM




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA Dr. Rogério disparado na frente para Prefeito de Campos Verdes com 63,2% das Intenções de Voto Dr. Rogério disparado na frente para Prefeito de Campos Verdes com 63,2% das Intenções de Voto
POLÍTICA Vereadores de Alto Horizonte solicitam por Entrega Imediata de Casas Populares do Programa Morar com Dignidade Os vereadores de Alto Horizonte estão empenhados em garantir a entrega rápida das casas populares construídas pelo Programa Morar com Dignidade da prefeitura. Em uma reunião realizada na última quinta-feira (18/04)
POLÍTICA Prefeitura de Santa Terezinha Fortalece Agricultura Familiar com Entrega de Tratores e Sementes BENEFICIO - Ontem (15), a Prefeitura de Santa Terezinha realizou uma importante ação em prol dos pequenos produtores rurais do município.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás