Ir para a Home
Quarta-Feira, 17 de Agosto de 2022

Vitória Municipalista: 1% do FPM é promulgado no Congresso Nacional



Vitória Municipalista: 1% do FPM é promulgado no Congresso Nacional

 

 

O Congresso Nacional promoveu sessão para promulgação do adicional de 1% do FPM, nesta quarta-feira (27). A solenidade ocorreu de forma semipresencial e contou com a participação do Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves e vários Prefeitos e Prefeitas do Estado de Goiás, além de autoridades de todo Brasil. O adicional representa uma grande conquista para o movimento municipalista.

 

A promulgação da Emenda Constitucional 112/2021, estipulando o repasse adicional de 1% do FPM nos meses de setembro, ocorre após quatro anos de luta. O Presidente Haroldo Naves, responsável por articular por diversas oportunidades junto aos parlamentares, comemora a vitória e destaca este momento para a solidez da administração pública. “Essa aprovação representa muito, principalmente para aqueles em primeiro mandato. Essa é uma luta contínua que representa a força do movimento municipalista”.

 

Presidida pelo Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco coloca esperança neste momento de retomada as administrações públicas. Nas palavras do Senador, “este ato prestigia o Brasil de uma forma integral. Os municípios precisam destes recursos e o congresso nacional entende que essa aprovação colabora com os prefeitos e prefeitas neste sentido”.

 

O FPM é a principal fonte de receita para mais de 4,5 mil Municípios brasileiros. Agora, o repasse estabelecido no artigo 159 da Constituição representa 24,5% do montante arrecadado de IR e IPI. Contudo, o repasse será gradativo, ao longo dos quatro primeiros anos da vigência, ou seja, 0,25% nos próximos dois anos; 0,5% em 2024; e 1% em 2025, quando deve somar mais de R$ 6,5 bilhões.

 

Durante a cerimônia o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira destacou a importância das articulações dos Gestores para essa aprovação, “em nome da Confederação Nacional de Municípios (CNM), agradeço a força de cada prefeito e prefeita para este marco”. Haroldo ocupa a Vice-presidência da CNM, e em agosto, reuniu-se com o parlamentar para tratar sobre essa aprovação para os municípios.

 

Fonte: FGM




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA Prefeita Karla Cristina e comitiva participam da convenção do União Brasil que oficializou Ronaldo Caiado como candidato ELEIÇÕES - Em convenção realizada na tarde desta sexta-feira (05), no CEL da OAB, em Aparecida de Goiânia, a prefeita Karla Moreira juntamente com seu esposo Silas Humberto, vereadores da base apoio, lideranças de Santa Terezinha de Goiás e uma grande com
POLÍTICA FGM Alerta: Municípios devem observar procedimentos para regularização fundiária de ocupação urbana em terras administradas pelo Incra A Instrução Normativa 126 de 2022, dispõe sobre procedimentos para regularização fundiária de ocupação urbana em terras administradas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi publicada. A Federação Goiana de Municípios (FGM) o
POLÍTICA Goiás tem 18 barragens críticas, diz relatório da ANA Levantamento indica preocupação com estruturas em Goiás. Número de alerta aumentou de 2020 para 2021. Fiscalização é reforçada
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás