RECURSO - Com relação a proporcionalidade, as cidades de Divinópolis de Goiás, Teresina de Goiás e Campos Verdes, são as que têm maior número de cidadãos beneficiados em Goiás pelo programa Auxílio Brasil que fez seu primeiro pagamento no dia 19 de novembro e veio para substituir o Bolsa Família seguindo o mesmo modelo. O grande número de campos verdenses atendidos pela programa social se dá devido ao ótimo trabalho realizado pela primeira-dama Paulenia Lopes que está a frente da Secretaria de Assistência Social e nos últimos anos têm atualizado de forma contínua o cadastro único que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda.
As datas para pagamento do benefício seguirão o mesmo modelo do Bolsa Família. Nos últimos dez dias úteis do mês, a depender do final do Número de Inscrição Social (NIS), o beneficiário receberá o dinheiro através da Caixa Econômica Federal.
O programa foi substituído por meio de Medida Provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro. Conforme orientação, aqueles que já recebiam recursos do antigo programa não precisarão ir a Secretaria municipal de Assistência Social para refazer o cadastro. O Auxílio Brasil exige apenas atualização de informações do usuário.
Recursos gastos em Goiás
De janeiro a outubro deste ano, o Bolsa Família beneficiou 320 mil pessoas em Goiás. Os recursos investidos neste período foram de R$ 345 milhões.
A Primeira Dama Paulenia Lopes destaca a importância da dedicação da equipe da Assistência Social para conseguir esse feito. Ela lembra que os recursos do Auxílio Brasil além ajudar as Famílias mais carentes, também ajuda nas compras e fortalece o Comércio local.