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Quarta-Feira, 17 de Agosto de 2022

Encontro Estadual Turismo 4.0 reúne municípios turísticos do Estado em Goiânia



Encontro Estadual Turismo 4.0 reúne municípios turísticos do Estado em Goiânia

 

 

A Federação Goiana dos Municípios (FGM) participou na quarta-feira (24/11) do Encontro Estadual do Turismo realizado pela Goiás Turismo. Ação faz parte do Programa Turismo 4.0, em parceria com o Sebrae-GO. O evento contou com gestores, empresários e representantes do trade das dez regiões turísticas de Goiás. A programação conta com palestrantes de referência nacional para setor, além de prefeitos de diversos municípios de Goiás.

 

O Encontro Estadual do Programa Turismo 4.0, foi realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Na pauta estão as ações realizadas durante este ano e projetos para 2022, visando fortalecer o turismo, com o apoio do Governo de Goiás. O presidente da FGM, Haroldo Naves, destaca que o estado tem feito um grande esforço para a retomada do turismo, sobretudo na pandemia.

 

“A Goiás Turismo em parceria com o Sebrae Goiás tem feito um trabalho grande no interior para que as potencialidades do município sejam estimuladas.  O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, tem feito um bom trabalho e tem sido parceiro dos municípios. Esses eventos são importantes para qualificar e estimular a geração de emprego e renda. Sabemos que nesse momento ainda há uma certa insegurança para realizar eventos, mas podemos avançar em alguma coisas pontuais com o apoio dessa parceria da Goiás Turismo e Sebrae Goiás”, enfatiza o presidente da FGM.

 

 

Goiás Turismo: encerramento de um ano desafiador e projetos para 2022

 

Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, envidenciou o momento de união com o trade e entidades. “Depois da pandemia, a gente está com esse sentimento de dúvida e esse momento é importante não só para a união, mas também para celebrar uma parceria com o Sebrae, que está completando um ano. Temos uma série de resultados para apresentar para as pessoas, avaliações de reflexões, além de ouvir prefeitos e secretários. Em nome do governador, estamos com um pouco mais de 100 prefeituras e a presença do grande parceiro e presidente da FGM, Haroldo Naves”, destaca Fabrício Amaral.

 

Ainda segundo o presidente da Goiás Turismo, o momento é de encerramento de um ciclo: “concluímos 10 encontros regionais e vamos estudar o que deverá ser feito e que tipo de consultoria e solução podemos oferecer em 2022. Iremos dar atenção ao interior e a Goiás Turismo está à disposição para isso”, conclui Fabrício Amaral.

 

Parceria Sebrae e Goiás Turismo

Marcelo Bessa, diretor técnico do Sebrae Goiás, destacou a parceria das entidades em prol do turismo de Goiás: “nesse momento de retomada da economia, o Sebrae tem o papel fundamental no apoio aos empreendedores do turismo. Fizemos mais de 10 reuniões regionais, onde estamos atuando com aproximadamente 80 municípios, realizando o plano de turismo, apoio às prefeituras para a realização de eventos e ações que envolve segmento de bares, hotelaria e restaurantes e, dentro desse projeto, o Sebrae tem apoiado de diversas formas: tanto o poder público municipal, quanto os empresários que atuam direta ou indiretamente”.

Segundo Priscila Vilarinho, analista do Sebrae Goiás, o programa Turismo 4.0 é um convênio feito por uma parceria do Sebrae com a Goiás Turismo que vem rendendo bons resultados. “No primeiro semestre unimos e fortalecemos as redes das 10 regiões turísticas e 79 municípios turísticos do mapa do turismo brasileiro. Nessa primeira etapa, reunimos as lideranças e fizemos um planejamento para os próximos anos. Hoje estamos apresentando um estudo de mercado que fizemos, 29 produtos de experiência e 29 empresas atendidas no programa com marketing digital e adequação de negócios turísticos, além de 10 seminários e webinar de capacitação e adequação de negócio. O Encontro Estadual é para fechar o ciclo desafiador que foi o ano de 2021”, afirma Priscila.

 

Força do turismo nos municípios

 

A prefeita de Caldazinha Solange Maria Gouveia, foi uma das prefeitas de Goiás que marcaram presença no encontro.  “Vimos que esse evento é de grande valia, não só para o município de Caldazinha, mas para todo o estado de Goiás. Sabemos a força que o turismo tem na nossa região, e com certeza Caldazinha não é diferente dos demais municípios com relação ao turismo. Hoje nós temos belezas naturais que tem fomentado muito o turismo e atrai pessoas para conhecer as nossas riquezas”, disse.

 

O Deputado estadual Virmondes Cruvinel destacou as ações da Assembléia Legislativa de Goiás voltadas ao turismo. “A Assembléia Legislativa tem ajudado a destravar legislações e a fazer projetos interessantes, como por exemplo o projeto de trilhas ecológicas em parceria com a Goiás Turismo, para cultivar os talentos locais e as belezas locais, associados ao esporte, turismo, atividades e economia local e nesse sentido poder avançar. Nesse pós pandemia, o turismo é essencial e a assembleia está presente nessa pauta”, destaca.

 

Encontro regional

 

Também nesta quarta-feira (24), das 8h às 9h30, ocorreu também o encontro da Região Turística de Negócios e Tradições, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Com a realização do evento em Goiânia, a Goiás Turismo encerra a série de encontros regionais no Estado. Devem se reunir representantes de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Goiânia, Hidrolândia, Nerópolis, Terezópolis de Goiás e Trindade. O objetivo é discutir a governança com gestores públicos e empresários para fortalecer o turismo e os negócios locais.

 

Programa Turismo 4.0

 

Com foco na retomada dos serviços, a Goiás Turismo e o Sebrae-GO realizam o Programa Turismo Goiás 4.0 desde o mês de abril deste ano. A primeira ação foi o Encontro Estadual de Governança Turística de Goiás, que objetivou mobilizar e socializar os empresários do setor com desenvolvimento de líderes e fortalecimento da governança. A segunda foi destinada ao atendimento às empresas com consultorias e capacitações gratuitas em marketing digital, adequação de negócios e protocolos de biossegurança, entre outros. Também é realizada uma estratégia de inteligência de gestão, com mapeamento, estudo e análise para produção de informações e inteligência de mercado.

 

Fonte: FGM

 

Foto: Divulgação 




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