Ir para a Home
Sábado, 07 de Dezembro de 2024

Encontro Estadual Turismo 4.0 reúne municípios turísticos do Estado em Goiânia



Encontro Estadual Turismo 4.0 reúne municípios turísticos do Estado em Goiânia

 

 

A Federação Goiana dos Municípios (FGM) participou na quarta-feira (24/11) do Encontro Estadual do Turismo realizado pela Goiás Turismo. Ação faz parte do Programa Turismo 4.0, em parceria com o Sebrae-GO. O evento contou com gestores, empresários e representantes do trade das dez regiões turísticas de Goiás. A programação conta com palestrantes de referência nacional para setor, além de prefeitos de diversos municípios de Goiás.

 

O Encontro Estadual do Programa Turismo 4.0, foi realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Na pauta estão as ações realizadas durante este ano e projetos para 2022, visando fortalecer o turismo, com o apoio do Governo de Goiás. O presidente da FGM, Haroldo Naves, destaca que o estado tem feito um grande esforço para a retomada do turismo, sobretudo na pandemia.

 

“A Goiás Turismo em parceria com o Sebrae Goiás tem feito um trabalho grande no interior para que as potencialidades do município sejam estimuladas.  O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, tem feito um bom trabalho e tem sido parceiro dos municípios. Esses eventos são importantes para qualificar e estimular a geração de emprego e renda. Sabemos que nesse momento ainda há uma certa insegurança para realizar eventos, mas podemos avançar em alguma coisas pontuais com o apoio dessa parceria da Goiás Turismo e Sebrae Goiás”, enfatiza o presidente da FGM.

 

 

Goiás Turismo: encerramento de um ano desafiador e projetos para 2022

 

Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, envidenciou o momento de união com o trade e entidades. “Depois da pandemia, a gente está com esse sentimento de dúvida e esse momento é importante não só para a união, mas também para celebrar uma parceria com o Sebrae, que está completando um ano. Temos uma série de resultados para apresentar para as pessoas, avaliações de reflexões, além de ouvir prefeitos e secretários. Em nome do governador, estamos com um pouco mais de 100 prefeituras e a presença do grande parceiro e presidente da FGM, Haroldo Naves”, destaca Fabrício Amaral.

 

Ainda segundo o presidente da Goiás Turismo, o momento é de encerramento de um ciclo: “concluímos 10 encontros regionais e vamos estudar o que deverá ser feito e que tipo de consultoria e solução podemos oferecer em 2022. Iremos dar atenção ao interior e a Goiás Turismo está à disposição para isso”, conclui Fabrício Amaral.

 

Parceria Sebrae e Goiás Turismo

Marcelo Bessa, diretor técnico do Sebrae Goiás, destacou a parceria das entidades em prol do turismo de Goiás: “nesse momento de retomada da economia, o Sebrae tem o papel fundamental no apoio aos empreendedores do turismo. Fizemos mais de 10 reuniões regionais, onde estamos atuando com aproximadamente 80 municípios, realizando o plano de turismo, apoio às prefeituras para a realização de eventos e ações que envolve segmento de bares, hotelaria e restaurantes e, dentro desse projeto, o Sebrae tem apoiado de diversas formas: tanto o poder público municipal, quanto os empresários que atuam direta ou indiretamente”.

Segundo Priscila Vilarinho, analista do Sebrae Goiás, o programa Turismo 4.0 é um convênio feito por uma parceria do Sebrae com a Goiás Turismo que vem rendendo bons resultados. “No primeiro semestre unimos e fortalecemos as redes das 10 regiões turísticas e 79 municípios turísticos do mapa do turismo brasileiro. Nessa primeira etapa, reunimos as lideranças e fizemos um planejamento para os próximos anos. Hoje estamos apresentando um estudo de mercado que fizemos, 29 produtos de experiência e 29 empresas atendidas no programa com marketing digital e adequação de negócios turísticos, além de 10 seminários e webinar de capacitação e adequação de negócio. O Encontro Estadual é para fechar o ciclo desafiador que foi o ano de 2021”, afirma Priscila.

 

Força do turismo nos municípios

 

A prefeita de Caldazinha Solange Maria Gouveia, foi uma das prefeitas de Goiás que marcaram presença no encontro.  “Vimos que esse evento é de grande valia, não só para o município de Caldazinha, mas para todo o estado de Goiás. Sabemos a força que o turismo tem na nossa região, e com certeza Caldazinha não é diferente dos demais municípios com relação ao turismo. Hoje nós temos belezas naturais que tem fomentado muito o turismo e atrai pessoas para conhecer as nossas riquezas”, disse.

 

O Deputado estadual Virmondes Cruvinel destacou as ações da Assembléia Legislativa de Goiás voltadas ao turismo. “A Assembléia Legislativa tem ajudado a destravar legislações e a fazer projetos interessantes, como por exemplo o projeto de trilhas ecológicas em parceria com a Goiás Turismo, para cultivar os talentos locais e as belezas locais, associados ao esporte, turismo, atividades e economia local e nesse sentido poder avançar. Nesse pós pandemia, o turismo é essencial e a assembleia está presente nessa pauta”, destaca.

 

Encontro regional

 

Também nesta quarta-feira (24), das 8h às 9h30, ocorreu também o encontro da Região Turística de Negócios e Tradições, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Com a realização do evento em Goiânia, a Goiás Turismo encerra a série de encontros regionais no Estado. Devem se reunir representantes de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Goiânia, Hidrolândia, Nerópolis, Terezópolis de Goiás e Trindade. O objetivo é discutir a governança com gestores públicos e empresários para fortalecer o turismo e os negócios locais.

 

Programa Turismo 4.0

 

Com foco na retomada dos serviços, a Goiás Turismo e o Sebrae-GO realizam o Programa Turismo Goiás 4.0 desde o mês de abril deste ano. A primeira ação foi o Encontro Estadual de Governança Turística de Goiás, que objetivou mobilizar e socializar os empresários do setor com desenvolvimento de líderes e fortalecimento da governança. A segunda foi destinada ao atendimento às empresas com consultorias e capacitações gratuitas em marketing digital, adequação de negócios e protocolos de biossegurança, entre outros. Também é realizada uma estratégia de inteligência de gestão, com mapeamento, estudo e análise para produção de informações e inteligência de mercado.

 

Fonte: FGM

 

Foto: Divulgação 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

OPORTUNIDADES AngloGold Ashanti anuncia resultados do 3º trimestre de 2024 Produtora de ouro produziu, no período, 657 mil onças no mundo; operações Latam são responsáveis por 125 mil onças, sendo 83 mil no Brasil
OPORTUNIDADES AngloGold Ashanti abre inscrições para edição 2025 do programa Parcerias Sustentáveis Maior iniciativa de investimento social da produtora de ouro seleciona empreendimentos que serão impulsionados no próximo ano
OPORTUNIDADES Grande Oportunidade! Participe do leilão online da Anglo Gold e conquiste a chance de adquirir a Pousada Bela Vista em Nova Crixás - Goiás!
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás