A Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde promoveram nesta terça-feira, 12 de abril, durante todo o dia, na Câmara Municipal, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, com a finalidade de reunir os diversos segmentos da sociedade para discutir a saúde mental do município e elaborar propostas para o fortalecimento de programas e ações.
A conferência contou com a presença da prefeita Karla Moreira, secretária de saúde, Kenia Augusta; presidente do conselho municipal de saúde, Nilma; secretária de assistência social, Keyla Ferreira; representante do Governo de Goiás que também é psicóloga, Heloísa; servidoras públicas, gestores e população em geral.
O tema central foi “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O encontro foi aberto pela presidente do conselho municipal, Nilma, que destacou a importância da discussão das políticas de saúde mental para os pacientes do município. Em seguida, a secretária de Saúde Kenia falou sobre a história da saúde mental no Brasil e como devemos olhar para o passado para continuar no caminho do desenvolvimento para melhoria dos serviços públicos voltados para a área da saúde mental.
A prefeita Karla Moreira destacou o esforço realizado pelos servidores para promover uma saúde de qualidade para a população. “Todas as demandas encaminhadas aqui serão estudadas com muita atenção. Sabemos das necessidades da área de saúde mental em nosso município e estamos trabalhando muito para desenvolver ainda mais o atendimento aos nossos cidadãos”, comentou a prefeita Karla.
Vale dizer que ao final de cada conferência, os participantes produziram um relatório final que será encaminhado para a etapa estadual, juntamente à relação dos delegados eleitos para participarem da Conferência Estadual de Saúde Mental que deve ocorrer na capital Goiânia.
Fonte: ASCOM