TREMOR DE TERRA - Um terremoto atingiu o norte goiano durante a madrugada desta sexta-feira (15). O tremor de terra de 3,7 graus na Escala Richter, confirmado pelo observato?rio sismolo?gico da Universidade de Brasi?lia (UnB), assustou os moradores de Estrela do Norte e Mara Rosa, por volta das 5h45.
De acordo com o relatório do observatório da UnB, o epicentro dos tremores ocorreu a 11Km de Estrela do Norte e a 30 Km de Mara Rosa. Segundo informações divulgadas para a TV Anhanguera pelo chefe da estação, professor Marcelo Rocha, o terremoto pode ser considerado como de porte médio para os padrões brasileiros, mas sem grandes risco para a integridade de casas.
Esse foi o 15 Terremoto registrado na região Norte de Goiás desde 2010.
Escala Ricther
Desenvolvido em 1930, a Escola Richter é utilizada para quantificar a magnitude de um tremor de terra. De acordo com a tabela, o terremoto que atingiu Goiás nesta madrugada pode ser considerado pequeno, perceptível para humanos mas que raramente causa danos.
Damos maiores, de acordo com a escola, podem ser notada a partir da magnitude 5, com perigo principalmente para prédios mas concebidos e zonas restritas. Terremotos a partir da magnitude 6 já são considerados com fortes. O último nível da escola, mas que ainda não foi registrado por observatório ao redor do mundo, é 10.
Moradores relatam o susto
De acordo com relatos para a TV Anhanguera, apesar não ser uma novidade, os tremores dessa madrugadas assustaram a população. Fernando Rocha, morador de Estrela do Norte, afirmou que o terremoto acordou a cidade.
“Pessoal acordou com um susto. Fazia tempo que não tinha um tremor de terra igual teve essa madrugada, foi muito forte”, disse
Já o atende de farmácia, Paulo Henrique, que mora em Mara Rosa, disse que até chegou a sair de casa “sem saber o que poderia acontecer”.
Fonte: O Popular