Ir para a Home
Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Em Goiânia, Prefeita Karla Moreira e comitiva de Santa Terezinha participam da ExpoCavalhadas



Em Goiânia, Prefeita Karla Moreira e comitiva de Santa Terezinha participam da ExpoCavalhadas

 

 

EVENTO - Uma comitiva de Santa Terezinha de Goiás, formada por representantes das cavalhadas, cavaleiros mouros e cristãos, vereadores, prefeita Karla Moreira e seu esposo Sillas Humberto e secretários municipais participaram nesta última quarta-feira (27/04) da ExpoCavalhadas realizada pelo Governo de Goiás, via Secretaria Estadual da Cultura (Secult), na Praça Cívica, onde foi montada toda uma estrutura para divulgar as Cavalhadas de Goiás. 

 

A exposição marca a abertura oficial do Circuito das Cavalhadas 2022, que está de volta depois de uma pausa de dois anos em razão da pandemia.  Participantes de 12 cidades, incluindo Santa Terezinha de Goiás, puderam apresentar em seus estandes montados na praça objetos e indumentárias dos personagens mouros e cristãos além de artesanatos de suas respectivas regiões. Após um breve discurso, o governador fez questão de visitar o Stande de Santa Terezinha, onde recebeu um presente, em forma de artesanato, que representa a arte do artesanato local. 

 

Durante o evento, ocorreu as apresentações da Orquestra de Violeiros de Goiás; Congada de Moçambique de Catalão; Congo de Goiás; Banda 13 de Maio, de Corumbá; Banda Santa Cecília, de Jaraguá; e Banda Phoenix, de Pirenópolis. Outro destaque foi a realização de uma cavalgada que contou com a participação do Governador Ronaldo Caiado e dos cavaleiros de Santa Terezinha que percorreram ruas e avenidas no centro de Goiânia até a Praça Cívica. 

 

“Isso é a nossa cultura. São eventos que a população ficou, infelizmente, impedida de ter acesso em decorrência da pandemia da Covid-19. Neste período demos assistência a todos os cavaleiros, fizemos repasses às organizações para que mantivessem a estrutura e as condições”, afirmou Caiado. “Com tudo isso, resgataremos cada vez mais o turismo e a presença das pessoas que querem conhecer as belezas de Goiás”.

 

Para a prefeita Karla Moreira o apoio do Governo de Goiás para a realização das Cavalhadas é de suma importância. “Com o apoio do Governo do Estado, que tem nos ajudado muito, poderemos retornar depois de dois anos. A comunidade de Cedrolina aguardava ansiosamente pelo retorno dessa festa cultura que faz parte da nossa identidade cultural. Nos esforçamos muito para estar aqui presente, trouxemos os cavaleiros mouros e cristãos e também os seus cavalos para desfilar junto com o governador pelas ruas e avenidas de Goiânia. Tenho certeza que faremos uma bela festa e convido a todos para participarem”, comentou a prefeita karla.

 

Tradição

 

As Cavalhadas são celebrações inspiradas nas heranças culturais de Portugal e da Espanha na Idade Média. Elas começaram a ser representadas no Brasil no século XVI. Em Goiás, o primeiro registro é de 1751, na cidade de Santa Luzia (hoje Luziânia). A festa une religiosidade e fé, cultura, turismo, economia e valorização do patrimônio imaterial do Estado, mobilizando os moradores locais e visitantes.

 

Em Santa Terezinha de Goiás no distrito de Cedrolina, ela acontecerá nos dias 16 a 17 de julho.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

EVENTO Crixás e Região celebram a Inauguração da Allegra Clínica Integrada Um novo marco na área da saúde e estética desponta em Crixás e região com a inauguração da Allegra Clínica Integrada - Centro de Desenvolvimento Integrado, um empreendimento especial e único projetado a partir dos sonhos dos profissionais das áreas ali of
EVENTO Prefeitura de Campos Verdes Promove 1ª Caminhada da Saúde em Busca de uma Comunidade Saudável No último dia 7, a prefeitura de Campos Verdes, por meio da Superintendência de Esportes liderada pelo desportista Adailton Barbosa, realizou a 1ª Caminhada da Saúde - Unidos por uma Comunidade Saudável.
EVENTO Santa Terezinha Celebra a Maior Pamonhada de Goiás A cidade de Santa Terezinha de Goiás viveu ontem (04) momentos de alegria e tradição com a 3º edição da "Pamonhada Municipal".
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás