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Quarta-Feira, 20 de Agosto de 2025

Ferrovia de Integração do Centro-Oeste começa a virar realidade em Santa Terezinha de Goiás



Ferrovia de Integração do Centro-Oeste começa a virar realidade em Santa Terezinha de Goiás

 

 

 

A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) é um projeto de transporte ferroviário que tem como objetivo ligar o estado de Goiás aos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Recentemente, a obra deu seu ponta pé inicial no trecho da cidade de Santa Terezinha com a chegada da empresa ABS - Construtora e Serviço, que é uma terceirizada da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, causando grande expectativa entre a população local e os empresários.

 

A FICO é vista como uma importante alternativa de transporte para a região, já que vai permitir a escoamento de produção agrícola e a chegada de insumos e materiais para uma parte do país. Além disso, a ferrovia também irá contribuir para a geração de emprego e renda, fazendo com que a economia local cresça e se desenvolva. O local base escolhido para os primeiro trabalhos fica cerca de 2 km da cidade de Santa Terezinha, ao lado do Aeroporto Municipal, indo em direção Campos Verdes. 

 

“A chegada FICA na região Centro Norte do Estado de Goiás é a grande evolução industrial para o agronegócio e mineral nesta parte do país. Em nossa cidade, o progresso e a evolução já pode ser visto com os empregos agora gerados pela ABS, além de outras empresas que estão por chegar. Nós temos uma previsão de 1200 empregos no decorrer da construção da Ferrovia. Isso gerará renda que dará um salto na economia local. No que concerne as atribuições dela, a nossa Secretaria de Industria e comercio sempre se colocará a disposição de todas as empresas que estão nesse projeto”, declarou Romualdo Martins - Secretario de Industria e Comercio.

 

O projeto é uma parceria entre o governo federal, municipal, estadual e privado, e tem como meta a integração do Centro-Oeste com o resto do país, ampliando a competitividade econômica da região. A previsão é de que a ferrovia esteja concluída em 2025 e comece a operar em 2026.

 

Uma vantagem importante da FICO é que ela está ajudando a reduzir o impacto ambiental causado pelo transporte de cargas. O transporte ferroviário é uma forma muito mais limpa e sustentável de transportar mercadorias, o que tem um impacto positivo na preservação da natureza e no bem-estar da população local.




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