EVENTO - No último domingo, dia 16 de abril, a cidade de Crixás sediou a 7° edição do Encontro das Coroas do Divino Espírito Santo. O evento, que já se tornou tradição no estado de Goiás, foi interrompido nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19.
O encontro contou com a presença de caravanas de todo Estado, cidades vizinhas e da população local, que se reuniram para celebrar os 273 anos do evento. Após um café da manhã de confraternização, os participantes saíram em desfile pela cidade histórica de Crixás, até a igreja e, em seguida, foram para o salão paroquial, onde foi celebrada a missa pelo Dom Agamenilton e realizada a cerimônia do encontro das coroas.
Representantes de Jaraguá, Pirenópolis, Cidade de Goiás, Niquelândia, Pilar de Goiás e a anfitriã Crixás participaram do evento. O historiador Rogério Ferreira, de Pilar de Goiás, afirmou que a festa foi maravilhosa e importante para manter a tradição e promover momentos de confraternização entre as populações de diversos municípios.
Além dos fiéis e das autoridades presentes, o evento contou com apresentações artísticas culturais e um delicioso almoço servido a todos os participantes. Ao final da celebração, como de costume, foi sorteada a cidade que irá receber o próximo Encontro das Coroas do Divino Espírito Santo, e a escolhida foi a cidade de Goiás.
O evento, que se estendeu ao longo de todo o dia, foi marcado pela devoção e pela tradição, além de fortalecer a união entre as comunidades envolvidas. A realização do encontro, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia nos anos anteriores, mostra a importância da preservação das tradições culturais e religiosas.