O Governo de Goiás lançou o projeto Temporada Mais Araguaia 2023, que engloba uma série de ações nas cidades situadas às margens do Rio Araguaia. Com o intuito de promover o desenvolvimento social e econômico da região, diversos órgãos estaduais, como o Gabinete de Políticas Sociais, a Secretaria da Retomada e o Corpo de Bombeiros, estão envolvidos nessa iniciativa.
Nesse contexto, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) desempenhará um papel fundamental ao oferecer orientações sobre programas relacionados ao setor rural. As atividades terão início em Aruanã nesta quarta-feira, dia 7 de junho.
Uma equipe da Seapa já está presente no município desde o último domingo, mobilizando lideranças, produtores rurais e demais interessados. No Centro do Idoso Dona Leopoldina Barros, a partir das 9 horas, serão realizadas capacitações em turismo rural, crédito rural e bioinsumos.
As inscrições para essas atividades estarão abertas a partir desta terça-feira, dia 6 de junho, e podem ser feitas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
Além da Seapa, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) estará presente para oferecer capacitações em bovinocultura sustentável, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outros temas. A emissão do CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), que substituiu a antiga DAP, também será realizada. No período da tarde, das 14 às 17 horas, ocorrerão oficinas de conserva de pequi e brigadeiro de pequi.
O secretário da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, destaca a importância dessa união de esforços para tornar a temporada do Araguaia uma das mais seguras e produtivas de todos os tempos. Ele ressalta a transversalidade do setor agropecuário, que possui interface com diversas áreas, incluindo o turismo rural. A meta é desenvolver esse segmento em todo o Estado, envolvendo os pequenos produtores, e a região do Araguaia apresenta um grande potencial nesse sentido.
A Temporada Mais Araguaia 2023 contempla a realização de ações em seis localidades da região durante os meses de junho e julho. O investimento direto estimado é de cerca de R$ 14 milhões, somando-se a mais de R$ 25 milhões disponibilizados por meio de linhas de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).
As ações do governo estadual serão desenvolvidas em Aruanã, São Miguel do Araguaia, Distrito de Luiz Alves, Britânia, Mundo Novo, Nova Crixás, Distrito de São José dos Bandeirantes e Aragarças. Além do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Secretaria da Retomada, Seapa e Emater, participam do projeto as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Esporte e Lazer (Seel), a Agência Goiana de Regulação (AGR), a Goiás Turismo, a GoiásFomento e as polícias Civil e Militar.