O MINERA-GO, promovido pela Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SIC), movimentou o setor mineral goiano nesta quarta-feira (12) e segue até o dia 13 de dezembro com palestras e muita informação sobre o setor. Realizado em parceria com a Comissão de Minas e Energia do poder Legislativo, o evento reuniu autoridades, setor produtivo, academia e sociedade.
Participaram do evento diversas autoridades, prefeitos das cidades participantes, pesquisadores e representantes de mineradoras. A mesa de abertura contou com a presença do deputado estadual e presidente da Comissão de Minas e Energia, Lineu Olímpio; o secretário da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’anna; o deputado estadual Virmondes Cruvinel; o presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e do Distrito Federal, e sócio da empresa ‘EDEM: Desenvolvimento em Mineração’, Luiz Vessani.
O presidente da Federação Goiana de Municípios e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, assim como o diretor geral da Agência Nacional de Mineração, Tasso Mendonça e o presidente da câmara de mineração da FIEG, Wilson Borges, também estiveram presentes.
Durante a cerimônia de abertura, houve a entrega de certificados em reconhecimento à exímia colaboração e comprometimento de todos os que tornaram possível o desenvolvimento do plano, que agora encerra sua primeira etapa. As categorias dos certificados incluíam mineradoras, instituições e prefeitos parceiros, além da referente à excelência em engajamento e participação no projeto.
Lívia Parreira, coordenadora do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM), destaca a significativa trajetória do plano ao longo do ano, sublinhando a participação ativa da academia, setor produtivo, setor privado e governo. "Para a construção do Plano Estadual de Recursos Minerais, percorremos todo o Estado de Goiás, dialogamos com mais de 2 mil pessoas, e agora consolidamos a construção participativa deste projeto estratégico para Goiás com o Minera GO", aponta.
Estandes e Cluster de Joias - Participam dos estandes diversas mineradoras do estado de Goiás, as universidades parceiras, Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e do Distrito Federal - Sieeg, o Sistema Geológico Brasileiro - SGB, Agência Nacional de Mineração - ANM, Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração - ABPM, o Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM e a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços.
Um dos destaques do evento é o Cluster de Joias, que traz representantes de Pirenópolis, Campos Verdes e Cristalina com joias feitas por artesãos dessas cidades. O espaço representa o resultado das diversas ações que vêm sendo realizadas com apoio do PERM, da SIC e Sebrae para auxiliar o crescimento do setor produtivo de joias dessas cidades.
Palestras - Nos dois dias do evento estão sendo realizadas palestras sobre temáticas importantes para a mineração como fomento ao desenvolvimento, mineração sustentável, potenciais geológicos de Goiás com parceiros do PERM, entre eles, a SUDECO, IBRAM, SEBRAE, entre outros.
Parceiros - O MINERA-GO contou com a parceria de diversas instituições o que garante a representatividade da discussão da política mineral goiana. São eles: ANM, SGB-CPRM, IBRAM, Sebrae, UFG, UFCAT, UFPA, UEG, IBRAM, CASMIN-FIEG, ABPM, CRTI-UFG, AngloGoldAshanti, Anglo American, Brasil Minérios, EDEM, Hochschild Mining, Mineração Curimbaba e Mineração Serra Verde.