Ir para a Home
Terca-Feira, 19 de Agosto de 2025

Plínio Naves: Condenações de Mabel e Caiado serão revertidas em instâncias superiores



Plínio Naves: Condenações de Mabel e Caiado serão revertidas em instâncias superiores

 

 

Em consulta ao Advogado especialista em Direito Eleitoral, Dr. Plínio Naves, a sentença que condenou o Governador Ronaldo Caiado a inelegibilidade de 08 anos e Sandro Mabel em igual pena e cassação do registro de candidatura, provavelmente terá alteração nas instâncias superiores.

 

Conforme o entendimento do advogado, a respeitável sentença de primeiro grau foi desproporcional e foge da razoabilidade que o caso requer: “As condutas vedadas do art. 73 da Lei n° 9.504/97 são condutas passíveis de multa, porém, em casos de gravidade demonstrada pode aplicar-se a inelegibilidade e cassação do registro de candidatura, o que não vislumbro neste caso, pois a utilização da residência oficial do Governo do Estado para reuniões não tem o condão de afetar o pleito eleitoral, tornando a condenação exarcebada.”

 

A jurisprudência já decidiu casos semelhantes como o caso dos ex-governadores José Éliton e Marconi Perillo em 2018, que na ocasião realizaram reuniões com autoridades na sede oficial do Palácio das Esmeraldas, não condenando os políticos pela prática. 

 

O Tribunal Superior Eleitoral em 2023 em julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral - AIJE, contra o então candidato a reeleição Jair Messias Bolsonaro, entendeu que houve prática de conduta vedada por utilizar o Palácio do Planalto para realizar lives eleitorais, contudo, não reconheceram o abuso de poder político por não haver gravidade no ato, bem como, não afetou a igualdade entre os candidatos.

 

Segundo ainda Dr. Plínio Naves, “os atos elencados na sentença como abuso de poder político não afetam a isonomia, a impessoalidade e a moralidade pública, não devendo ser aplicado o abuso de poder político, pois a utilização da sede oficial do Governo do Estado não é agravante passível de cassar o registro de candidatura e tornar inelegível, apenas aplicação de multa”. 

 

A classe jurídica tem manifestado que há grandes chances de reversão da sentença em instâncias superiores, pela falta de razoabilidade e proporcionalidade.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA CÂMARA DE CRIXÁS APROVA CRIAÇÃO DO PROGRAMA VALE GÁS PARÀ FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE BENEFÍCIO- A Câmara Municipal de Crixás aprovou, em sessão extraordinária realizada na quinta-feira, 10 de julho, o Projeto de Lei nº 032/2025, de autoria da Prefeitura, que institui o Programa Municipal “Vale Gás”.
POLÍTICA Gestão bem avaliada: Dr. Rogério atinge 79,60% de aprovação em Campos Verdes Levantamento realizado pela Directa Pesquisas revelou que o prefeito de Campos Verdes, Dr. Rogério, tem 79,60% de aprovação popular, confirmando o respaldo da população à sua gestão.
POLÍTICA Leandro Trindade mostra força política e articula R$ 150 mil em investimentos para Campos Verdes O jovem vereador Leandro Trindade tem se destacado pela atuação proativa e comprometida em Campos Verdes.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás