MINERAÇÃO - Uma comitiva formada pelo prefeito Dr. Rogério, o secretário de Mineração José Camelo, o deputado estadual Lineu Olímpio e o ex-prefeito Haroldo Naves se reuniu com a secretária estadual de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, para discutir formas de agilizar a emissão de licenças ambientais por meio do TCA (Termo de Compromisso Ambiental).
O TCA é uma parceria entre o Governo de Goiás, a Prefeitura de Campos Verdes e as mineradoras, com o objetivo de viabilizar o licenciamento ambiental imediato para os pequenos mineradores de Campos Verdes.
Um dos principais avanços foi a formalização de um convênio com a UNB (Universidade de Brasília), que será responsável pela realização do estudo hidrogeologico, considerado a etapa mais complexa e de maior custo técnico do processo.
Parte das pendências foi resolvida ainda no final de 2024, quando houve acordo com os órgãos ambientais. Agora, a principal demanda está com os próprios mineradores, que precisam atualizar suas documentações. Em muitos casos, os requerimentos estão em nome de pessoas falecidas ou que já venderam as áreas. A regularização é essencial para que os contratos sejam assinados e as operações iniciem o quanto antes.