Ir para a Home
Terca-Feira, 05 de Agosto de 2025

AngloGold Ashanti conclui descaracterização da barragem Serra Grande



AngloGold Ashanti conclui descaracterização da barragem Serra Grande

 

 

Estrutura localizada no município de Crixás (GO) já não recebia rejeito desde 2021

 

 

A AngloGold Ashanti concluiu, no dia 30 de julho de 2025, as obras de descaracterização da barragem Serra Grande, localizada no município de Crixás, em Goiás. A finalização desse projeto é um marco importante na história da empresa e reforça o seu compromisso com a segurança e a sustentabilidade. 

 

“A descaracterização da estrutura é resultado de um planejamento minucioso e de um processo de engenharia com foco em segurança, respeito ambiental e inovação”, ressalta o vice-presidente de Geotecnia e Implantação de Capital da AngloGold Ashanti, Cristiano Souza. 

 

A descaracterização da barragem Serra Grande foi concluída por meio do fechamento do reservatório com solo e cobertura vegetal, promovendo a estabilização da superfície e a recuperação paisagística da área. 

 

Segundo o diretor de Construção da AngloGold Ashanti, André Souza, toda a fase de execução das obras contou com um rigoroso acompanhamento técnico garantindo a fiel observância dos parâmetros de projeto. As frentes de trabalho atuaram em diversas etapas simultaneamente, como a escavação do maciço, aterro do reservatório, construção de canais de enrocamento e aplicação de concreto projetado e armado. A abordagem permitiu a execução paralela de atividades complexas, priorizando sempre a segurança de todos os envolvidos.

 

Vale lembrar que a barragem Serra Grande foi a primeira da companhia a implementar o processo de disposição de rejeitos 100% a seco, em setembro de 2021. Isso significa que, ao final das etapas do beneficiamento do minério, o rejeito passa pelo processo de secagem e empilhamento, não sendo mais enviado para a barragem.

 

Desde 2022, todas as estruturas da AngloGold no Brasil passaram a adotar esta metodologia. 

 

*Economia circular*

O projeto se destaca ainda pela adoção de práticas de economia circular. A partir de estudos técnicos e investimentos em tecnologia, a AngloGold Ashanti desenvolveu uma usina de britagem capaz de transformar o estéril, material sem valor econômico extraído com o minério, em brita e pedra de mão. Esses insumos foram utilizados no contrapilhamento da barragem, etapa essencial para garantir sua estabilidade e descaracterizar sua função original de reservatório.

 

Essa inovação gerou uma série de benefícios: reduziu o volume de estéril estocado, preservou áreas de vegetação nativa, diminuiu o tráfego de caminhões e ainda possibilitou o uso do material britado em obras públicas da região, contribuindo para o desenvolvimento de uma infraestrutura mais eficiente e sustentável.

 

Além dos avanços técnicos e ambientais, o projeto levou em conta aspectos sociais importantes, como a contratação de fornecedores locais e o planejamento de rotas de transporte que minimizassem impactos às comunidades vizinhas. Ao final, foram mais de 1 milhão de horas-homem trabalhadas sem acidentes com afastamento. 

 

A descaracterização da barragem Serra Grande reforça a trajetória responsável e inovadora da AngloGold Ashanti. Transformando desafios em soluções sustentáveis, a empresa contribui para uma transformação positiva nas regiões onde atua.

 

*Sobre a AngloGold Ashanti*

A produtora de ouro AngloGold Ashanti é a indústria mais longeva do Brasil, com 191 anos de atuação no país. A empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos estados de Minas Gerais e Goiás. Com cerca de 4.500 empregados diretos, as operações brasileiras estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia, com foco em segurança e na prática de uma mineração responsável e de menor impacto possível ao meio ambiente.   

 

 

A AngloGold Ashanti é a única empresa no país a integrar todas as etapas de produção de ouro, da pesquisa mineral, lavra e beneficiamento até a fundição e refino do ouro em barras. O grupo AngloGold Ashanti tem sede em Londres, no Reino Unido, e atuação em nove países, na África, América do Sul, América do Norte e Austrália. Empresa de capital aberto, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova Iorque (Estados Unidos), Joanesburgo (África do Sul) e Gana.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

EVENTO 2ª CAMINHADA ECOLÓGICA DESTACA UNIÃO ENTRE MEIO AMBIENTE, ESPORTE E SAÚDE, EM CAMPOS VERDES EVENTO - A 2ª edição da Caminhada Ecológica foi mais uma vez um sucesso de público e organização. Com um percurso total de 10 quilômetros, cerca de 150 participantes de todas as idades saíram do distrito de Tuxelândia em direção a Campos Verdes
EVENTO EDIÇÃO HISTÓRICA DAS CAVALHADAS DE CRIXAS COLOCA EVENTO ENTRE OS MAIORES DE GOIÁS Chegou ao fim neste domingo (29) a edição de 2025 das tradicionais Cavalhadas de Crixás, que aconteceram entre os dias 25 e 29 de junho, consagrando-se como uma das melhores já realizadas
EVENTO Tradição, música e espírito sertanejo marcam a 4ª Cavalgada dos Kiriras em Crixás EVENTO - O sertão goiano viveu um sábado especial no dia 1º de junho, quando a zona rural de Crixás se transformou em palco para a 4ª edição da Cavalgada dos Kiriras.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás