Nas ruas, que dão acesso aos casarões antigos de Pilar de Goiás, os fiéis fazem filas para beijar a bandeira do Divino Espírito Santo. A fé se mistura com a riqueza histórica e cultural de uma das cidades mais antigas de Goiás. Em 2017, a Festa em Louvor ao Divino, completou 270 anos de tradição histórica e ocorreu entre o dia 27 de maio a 25 de junho. As três folias percorreram três regiões diferentes do sertão no município durante o mês de maio e junho. E neste domingo, dia 25, elas caminharam pelo centro da cidade, em direção a Igreja Nossa Senhora de Pilar, cantando e tocando as oferendas, acontecimentos e doações que a festividade reuniu.
“Essa festa religiosa é realizada há 270 anos. É muita fé, crença e religiosidade. A prefeitura é parceira na manutenção dessa festividade que tanto alegra o povo pilarense. Neste ano tivemos um público recorde, a festa contou com a presença de Senadores, como Ronaldo Caiado e Wilder Morais, além de vários deputados federais e estadual. A Festa do Divino é tradição. Aqui, valorizamos a terra, o ancestral, aquilo que é passado de geração a geração, revelar memórias é preservar o futuro. Viva o Divino Espirito Santo!”, disse o prefeito Sávio Soares logo após comparecer no levantamento do Mastro, à noite.
A tradição religiosa já dura mais de dois séculos, cada folia tem doze membros, que representam os discípulos de Jesus, além dos Imperadores do Divino Espírito Santo que neste ano de 2017 foram os jovens, Marco Antônio e Erica Dias. A praça da cidade ficou lotada de pessoas de todas as idades. Eles aguardam o balançar das bandeiras do Divino, que significa bençãos para os devotos. A cor avermelhada da bandeira significa o amor e o ardor missionário. A pomba branca representa o Espírito Santo, a alma da igreja.
"É a maior manifestação do catolicismo, a vida do Espírito Santo realiza o pentecoste na igreja. É uma devoção muito antiga, em que os católicos se reúnem para celebrar a manifestação gloriosa do Divino Espírito Santo", argumentou o padre Córnelio.
A Festa do Divino Espírito Santo é um ritual alegre e percorre fazendas, povoados visitando as casas levando mensagem de amor e fé. Os foliões vestem camisa e lenços vermelhos. A pé ou a cavalo, eles vão por toda a região entoando seus cantos sagrados e as danças como a catira, a curraleira e outras. A casa escolhida para ser o pouso é onde os foliões passam a noite e são recebidos com grande festa e mesa farta onde todos podem comer à vontade.