Fim de semana foi marcado pela encenação. Tradição se repete há quase 122 anos
Aos poucos eles vão surgindo pelas ruas de pedra entre casarões. Com seus cavalos imponentes, mouros e cristão se reúnem na porta da Igreja Nossa Senhora de Pilar e pedem proteção.
É a fé que motiva os 24 cavaleiros a manter a tradição de mais de um século. O desfile deste ano contou com a apresentação da Congada de Santa Efigênia de Niquelândia, Fanfarra de Itapaci e Mascarados. Mais uma vez milhares de pessoas acompanharam o tradicional desfile da Entrada da Rainha, que foi acompanhado de perto pela população e que percorreu diversas ruas da bicentenária Pilar de Goiás.
Uma grande estrutura foi montada com camarotes e arquibancadas, a cidade agora faz parte do “Circuito das Cavalhadas”, projeto da Goiás Turismo, que agora conta com o apoio do Governo de Goiás consagrando a valorização dessa tradição, religiosidade e que veio para abrilhantar ainda mais essa apresentação cultural. A abertura da encenação contou com a presença do prefeito, Sávio Soares, Governador em exercício, José Vitti, Deputado Lincoln Tejota e dos prefeitos: Marcos Cabral, Jacob Ferreira e Zazá Elói.
Quando os cavaleiros entram em cena são recebidos com festa e a história começa a ser contada. De um lado estão os mouros, de outro, os cristãos. A encenação é baseada no século VI, quando Carlos Magno, guerreiro cristão, travou batalha contra sarracenos de religião islâmica para defender o território.
Escondida atrás de um arbusto está a onça, que simboliza o espião mouro. O cavaleiro cristão ataca com tiros, espadas e lanças. Os guerreiros se enfrentam, cristãos tentam convencer os mouros de religião islâmica e entre uma disputa e outra, surgem os mascarados. Foram dois dias de encenação e o público faz questão de acompanhar mesmo sabendo o final da história. Ao perderem a batalha, os mouros aceitaram o batismo e se converteram ao cristianismo.
As cavalhadas de Pilar de Goiás, começaram no último sábado, dia 09, e a encenação encerrou no domingo, dia 10 de setembro, às seis e meia da tarde, em frente à igreja Nossa Senhora do Pilar.O evento contou com total apoio da Prefeitura de Pilar de Goiás através da Secretaria de Cultura.