A melhoria do ensino na rede pública municipal foi comprovada com a divulgação dos resultados da terceira edição da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). No exame, realizado em novembro de 2016, os estudantes da rede municipal de ensino apresentaram desempenho superior em comparação a anos anteriores.
Os resultados, que foram divulgados na última semana, foram alcançados graças a investimentos da Prefeitura de Pilar de Goiás na área da Educação, com ações voltadas para a valorização do professor e a qualificação do ensino.
Para o prefeito Sávio Soares, os resultados da avaliação refletem o trabalho que a gestão tem desempenhado para oferecer aos estudantes um ensino de qualidade. "Esse é um dos reflexos do esforço que temos realizado para melhorar cada vez mais o ensino na rede pública municipal. A Educação é porta para a transformação da sociedade, por isso é prioridade na nossa gestão. Vamos investir ainda mais e os resultados mostram que estamos no caminho certo", ressaltou o gestor.
A ANA avaliou crianças de escolas públicas matriculadas no Ensino Fundamental. Foram aplicados testes para observar o nível de conhecimento dos estudantes em leitura, escrita e matemática. Em Pilar de Goiás, 28% das crianças obtiveram desempenho satisfatório em leitura e 32,7% em matemática. Os números apontam crescimento de 9% no desempenho relacionado à leitura e 17% em matemática, comparando com a avaliação realizada em 2014.
A secretária municipal de Educação, Sheila Formiga, destacou que os dados evidenciam o comprometimento do prefeito Sávio com a Educação. "A proposta da gestão é continuar ampliando os investimentos nessa área, a fim de alavancar ainda mais esses índices e, sobretudo, melhorar a qualidade do ensino na rede pública municipal. Temos trabalhado constantemente no desenvolvimento de ações e programas que contribuam para que as crianças sejam alfabetizadas na idade correta", disse.