Além de transformar o pequi em patrimônio ecológico do Estado, projeto prevê ainda a preservação de outras árvores do cerrado
Projeto de Lei que propõe tombar o pequizeiro em Goiás foi apresentado no último dia 18, na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás. Além de transformar o pequi em patrimônio ecológico do Estado, a proposta do deputado Francisco Júnior (PSD) prevê ainda a preservação de outras árvores do cerrado.
Com o tombamento o poder público fica responsável por autorizar cortes para execução de obras. As árvores tombados só podem ser objeto de remanejamento em situação de excepcional interesse público, e mediante prévia autorização do órgão ambiental do Estado de Goiás.
O deputado explicou que a motivação do projeto é aumentar a discussão e abrir uma nova frente em busca da preservação do cerrado. “O cerrado é um bioma e precisa ser preservado, infelizmente só lembramos deles quando existem queimadas, mas ele precisa ser defendido em vários aspectos, na preservação e na preocupação das árvores que são características do bioma”, enfatizou.
Ainda de acordo com a proposta, podem ser tombadas o pau-papel ou árvore do papel, mandiocão, carvoeiro, jacarandá do cerrado, pau santo, murici, muricizão, barbatimão, grão-de-galo, laranjinha-do-cerrado, pau-terra da folha grande, pau-terra da casca lisa, baru ou cumaru.
Propostas
Por Lei, o pequizeiro já é considerado a árvore símbolo do cerrado no Estado de Goiás desde janeiro de 2017. A proposta foi feita pela deputada Adriana Accorsi (PT) e sancionada pelo governador Marconi Perillo.
Além de Adriana Accorsi, que teve seu projeto aprovado em 10 de novembro de 2016, mais dois deputados se preocuparam com a questão do pequizeiro: Tiãozinho Costa (PTdoB), em março de 2009, e Karlos Cabral (PDT), em abril de 2014.
Karlos Cabral apresentou dois projetos, um que proíbe o corte de pequizeiros em Goiás e outro que institui a Festa Estadual do Pequi. Já Tiãozinho Costa tentou criar o Pró-Pequi, instituindo a política de incentivo ao cultivo, consumo, comercialização e transformação dos derivados do pequi, com objetivo de estimular produção do pequizeiro e consequente consumo, inclusive dos demais frutos nativos do Cerrado.
Fonte: Site Mais Goiás
POLÍTICA
MAIA SE TORNA O VEREADOR QUE MAIS TROUXE RECURSOS PARA CAMPOS VERDES
RECORDE - Em apenas 11 meses de mandato, o vereador Jalmar Araújo Souza (Maia) alcançou um marco inédito na história de Campos Verdes ao garantir R$ 1,19 milhão em emendas parlamentares
POLÍTICA
LINCOLN TEJOTA ENTREGA QUADRA ESCOLAR E PARTICIPA DO LANÇAMENTO DE NOVO POSTO DO CORPO DE BOMBEIROS EM CRIXÁS
ENTREGA - O deputado estadual Lincoln Tejota cumpriu, nesta sexta-feira (14), uma agenda marcada por entregas importantes em Crixás. Pela manhã, participou da inauguração da quadra poliesportiva do Colégio Estadual João Xavier Ferreira
POLÍTICA
Mutirão da Visão leva atendimento oftalmológico gratuito à população de Crixás
A Prefeitura de Crixás, em parceria com o deputado estadual Wagner Neto, iniciou mais uma edição do Mutirão da Visão, ação voltada à oferta de atendimento oftalmológico gratuito para a comunidade.
