Ir para a Home
Domingo, 30 de Novembro de 2025

“A crise bateu forte na porta dos prefeitos em 2017”



“A crise bateu forte na porta dos prefeitos em 2017”

Apesar das dificuldades o movi­mento municipalista obteve mui­tas vitórias

Ao fazer um balanço sobre o ano de 2017, o presidente da Federa­ção Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, ponderou sobre as principais conquistas e lutas alcan­çadas pela entidade municipalista no decorrer de todo esse ano. O di­rigente e gestor afirmou que foi um ano extremamente difícil. “Tivemos várias dificuldades no municipalis­mo. A crise bateu forte na porta dos prefeitos e prefeitas goianos. Pode­mos destacar os repasses que tive­mos esse ano, alguns bem abaixo do esperado, como a frustação da re­patriação que acabou virando um fiasco pagando bem abaixo do va­lor que era pretendido”, frisa.


Além da repatriação a principal fonte de receita municipal, prin­cipalmente dos pequenos mu­nicípios goianos, que é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), tem tido baixas estimati­vas já tem alguns anos.


Apesar das dificuldades o movi­mento municipalista obteve mui­tas vitórias no decorrer de 2017. Como o compromisso do Auxí­lio Financeiro (AFM) no valor de R$ 2 bilhões para os municípios, em virtude do fraco desempenho do FPM, o que acaba dando certo alívio aos municípios. “Conquis­tas como o encontro de contas e os prazos dos precatórios são al­gumas que podemos destacar. O movimento municipalista conse­guiu barrar pautas no congresso nacional que prejudicava direta­mente os municípios como exem­plo a dos agentes comunitários de saúde”, ressaltou Haroldo Naves.


Além de conquistas em nível fe­deral, o presidente destacou que houve grandes mudanças e melho­rias no cenário estadual. O gestor ponderou que para 2018, a expec­tativa é que as mudanças ocorram e que a economia melhore até o fim do mandato de todos os gestores.


A FGM, segundo Haroldo Na­ves, continuará firme durante 2018 com seu caráter técnico, com cursos de qualificação, seminários, wor­kshops, sempre oferecendo o me­lhor para as equipes municipais. “Continuaremos na briga institucio­nal pressionando os entes federa­dos tanto a nível federal como esta­dual, sempre evitando que algumas pautas que prejudique os municí­pios. Mas quero que a união entre os prefeitos e prefeitas em prol de melhorias para os municípios con­tinue forte, a união dos gestores é imprescindível”, completou o pre­feito de Campos Verdes.


Fonte: Diário da Manhã 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA MAIA SE TORNA O VEREADOR QUE MAIS TROUXE RECURSOS PARA CAMPOS VERDES RECORDE - Em apenas 11 meses de mandato, o vereador Jalmar Araújo Souza (Maia) alcançou um marco inédito na história de Campos Verdes ao garantir R$ 1,19 milhão em emendas parlamentares
POLÍTICA LINCOLN TEJOTA ENTREGA QUADRA ESCOLAR E PARTICIPA DO LANÇAMENTO DE NOVO POSTO DO CORPO DE BOMBEIROS EM CRIXÁS ENTREGA - O deputado estadual Lincoln Tejota cumpriu, nesta sexta-feira (14), uma agenda marcada por entregas importantes em Crixás. Pela manhã, participou da inauguração da quadra poliesportiva do Colégio Estadual João Xavier Ferreira
POLÍTICA Mutirão da Visão leva atendimento oftalmológico gratuito à população de Crixás A Prefeitura de Crixás, em parceria com o deputado estadual Wagner Neto, iniciou mais uma edição do Mutirão da Visão, ação voltada à oferta de atendimento oftalmológico gratuito para a comunidade.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás