A Pilar de Goiás Desenvolvimento Mineral (PGDM), unidade da Brio Gold, comemora os resultados positivos dos seus projetos sociais em 2017 nas comunidades onde a empresa está inserida.
Com foco no desenvolvimento local sustentável, meio ambiente, lazer, qualidade de vida e saúde, a empresa desenvolveu diversas ações junto às comunidades de Pilar de Goiás, Guarinos, Itapaci e cidades vizinhas. As iniciativas beneficiaram aproximadamente sete mil pessoas.
Ações de saúde e qualidade de vida
Como parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a Brio Gold mobilizou seus colaboradores para a realização de exames periódicos. O objetivo foi a avaliação do estado de saúde dos empregados e orientá-los quanto aos níveis dos fatores de risco, sejam eles físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos a que estão expostos em seus ambientes laborais.
Outras ações importantes foram a campanha de vacinação contra o vírus H1N1 realizada internamente, com o tema “Trabalhador Vacinado, Empresa Fortalecida!”; e o Outubro Rosa, de conscientização pela prevenção do câncer de mama, quando a PGDM realizou uma aula de Pilates para todas as colaboradoras.
A comunidade também foi beneficiada com o programa “Saúde em Movimento”, que realizou atendimento médico de qualidade e gratuito nas cidades de Itapaci e Guarinos; e com o 1º Campeonato de Futebol Society, que teve o objetivo de reforçar a campanha Novembro Azul, que conscientiza sobre a saúde do homem.
Meio ambiente na pauta
A preocupação com a sustentabilidade também esteve constantemente na pauta da Brio Gold. Em junho, a empresa realizou a Semana do Meio Ambiente e, na programação, promoveu uma exposição de animais empalhados, em parceria com a Polícia Ambiental do Estado de Goiás. A ideia foi chamar a atenção para a preservação da biodiversidade local.
“Outra ação que realizamos foi a II Caminhada Ecológica, que teve como objetivo incentivar as ações de preservação da natureza e mudanças de hábitos, despertar a consciência ecológica nas comunidades envolvidas e estimular a prática de esportes saudáveis”, destaca o gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidades, Alexandro Neto.
Segurança e solidariedade
A Brio Gold também realizou ações que promoveram o desenvolvimento social, com foco nos direitos humanos, segurança e solidariedade. Em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a PGDM mobilizou a população de Pilar de Goiás na campanha “Faça Bonito”, com o objetivo de auxiliar na prevenção, identificação e denúncia de casos de violência contra crianças e adolescentes.
Pela segurança, a empresa realizou uma blitz de conscientização na Semana Nacional do Trânsito; a Semana Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (SIPATMIN); e o programa “Portas Abertas”, que revela à comunidade in loco todo o processo produtivo da PGDM, os investimentos em segurança e as instalações do local de trabalho de seus familiares.
A empresa também realizou as campanhas “Roupa Boa a Gente Doa”, com o recolhimento de roupas doadas pelos colaboradores, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); e a campanha “Adote um Sonho de Natal”, que distribuiu centenas de brinquedos para crianças atendidas por creches de Itapaci, Pilar de Goiás e em Guarinos.
“Mesmo em um ano conturbado para economia e a política nacional, realizamos ações internas e mantivemos projetos socioeconômicos de apoio às comunidades locais. A boa aceitação por parte da comunidade reforça a importância da empresa na transformação social da região e nos dá força para investirmos ainda mais na população local”, afirma o gerente geral da unidade, Henrique Rangel.