Como já acontece em todos os anos de seu mandato, prefeito Sávio Soares promove mais uma grande Caminhada da Campanha Nacional “Faça Bonito”, contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes
Naquilo que já se tornou tradição na administração do prefeito Sávio Soares, da cidade de Pilar de Goiás, mais uma grande caminhada aconteceu no município em apoio à campanha nacional “Faça Bonito”, que tem o objetivo de alertar a população para a importância de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A caminhada saiu do Colégio Pilar de Goiás, percorrendo as principais ruas da cidade, e teve seu cortejo encerrado no Salão Paroquial com discursos de autoridades locais sobre a importância do 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A Caminhada, cujo ritmo foi ditado pela fanfarra do Colégio Estadual Pilar de Goiás, teve a participação do prefeito Sávio Soares, primeira-dama Flaviane de Lima, Padre Beneval Teles de Souza, secretária da educação Sheila Formiga e demais secretários municipais, membros do Conselho Tutelar, professores, estudantes, e população em geral, que pedia a toda sociedade pilarense a proteção de crianças e adolescentes através de faixas com frases do movimento nacional como: “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”. O movimento também chamou a importância para o disque 100, número que qualquer cidadão pode ligar gratuitamente para denunciar qualquer abuso contra crianças. Após a caminhada, um reforçado lanche foi servido aos presentes.
Em sua fala, o prefeito Sávio Soares chamou a atenção da comunidade para a data, lembrando que todo ano, em todo Brasil essa é a data de chamamento para que o povo assuma a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. “O projeto Faça Bonito nos faz relembrar da importância de cuidar bem das nossas crianças e adolescentes, ano após ano eu, na condição de prefeito, juntamente com a primeira-dama e as autoridades da nossa cidade saímos às ruas, em caminhada, para demonstrar a importância do tema em nossa cidade. Vamos juntos construir uma nova sociedade que cuida e faz bonito para as nossas crianças pilarenses”, lembrou o prefeito Sávio.
Para a primeira-dama Flaviane de Lima, secretária da assistência social, pasta responsável pela programação do evento, a institucionalização do dia 18 de maio, como o dia de luta contra a exploração sexual da criança e do adolescente é um marco histórico para o futuro da humanidade, pois, em sua opinião, crianças protegidas se tornarão pessoas bem sucedidas no futuro. “Embora esta caminhada seja referente ao 18 de maio, a luta não se encerra nesta data, o município, através da secretaria de assistência social tem diversos segmentos de trabalhos e projetos que, durante o ano, combate a exploração sexual contra crianças e adolescente, como o trabalho do Centro de Fortalecimento de Vínculos e Convivência, atividades desenvolvidas em parceria com o Conselho Tutelar, CRAS, enfim, estamos em constante atuação em defesa de nossas crianças e adolescentes. Agradeço a cada um que participou da preparação dessa caminhada, em especial à secretaria da educação, que liberou seus alunos, público alvo dessa campanha, para prestigiar a caminhada e as palestras”, disse a primeira-dama Flaviane.