A Secretaria Municipal de Educação chegou à sua melhor marca – 5.5 - no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os dados são referentes a 2017, e foi publicado na última segunda-feira (3), pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Esse resultado é o maior já registrado pela rede municipal, desde a criação do índice em 2005, e supera a média do Estado para Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que foi de 5.1.
O Ideb calcula, em um mesmo indicador, o resultado do fluxo escolar e o desempenho dos alunos em português e matemática, mensurados por meio da Prova Brasil. Quanto maior índice, que vai de zero a dez, maior a taxa de aprovação e a média de aprendizado.
O último índice do Município, em 2015, foi de 4.8, Pilar de Goiás também comemora o fato de que nenhuma escola da rede municipal teve nota inferior a 5,5, e a unidade com melhor resultado atingiu a marca de 5.5, de 4º e 5º ano.
Segundo a secretaria de Educação, Ana Maria, o resultado conquistado pela rede é motivo de comemoração. “Estamos muito contentes com o Ideb no nosso município, especialmente porque conhecemos todas as dificuldades existentes, bem como os problemas enfrentados pelas escolas. Estamos muito satisfeitos com o crescimento de cada unidade”, destacou.
“Esta grande conquista deve-se ao bom trabalho de toda a equipe de educação e do comprometimento de pais e alunos. Desde o início da nossa gestão priorizamos a educação, implantamos o piso nacional dos professores, adquirimos uniformes, um novo Ônibus acessível para cadeirantes, material didático para os alunos, investimos na formação de professores e projetos como o agrinho, merende escolar de qualidade, transporte escolar seguro e confortável para alunos da zona rural e urbana, além de várias melhorias na estrutura das Unidades como a Escola Municipal do distrito de Pilar Cruz que passou por uma ampla reforma e ampliação. Estamos transformando nossas escolas e logo o município receberá mais uma unidade escolar novinha e moderna na cidade de Pilar de Goiás com salas amplas, pátio, refeitório e toda a estrutura necessária para prover uma boa educação para nossas crianças”, destacou o prefeito Sávio Soares.
Com uma trajetória ascendente e consistente pelo quarto ano consecutivo, Pilar de Goiás avançou mais na educação e contribui para que o Estado de Goiás atingisse o 1° lugar no ranking nacional, alcançando uma nota de 4,3, superando a projeção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que era 4,2. Já no Ensino Fundamental II, a média foi 5,2, ou seja, 0,4 a mais que o estipulado (4,8). No Ensino Fundamental I, Goiás apresenta crescimento de um ponto: o Inep apresentou meta de 5,6, mas a rede estadual goiana fez 6,6. As provas foram realizadas em 2017.