Sem apoio da Goiás Turismo, prefeito Sávio garante recursos financeiros para a promoção de uma das três mais antigas Cavalhadas do Estado de Goiás
O bicentenário município de Pilar de Goiás, que nos últimos 6 anos vem experimentando uma administração inovadora realizada pelo jovem prefeito Sávio Soares, figura no cenário cultural do Estado de Goiás como uma das mais importantes do interior, especialmente naquilo que se refere às manifestações culturais de um povo, a exemplo das Cavalhadas, que acontece no município há 123 anos. Esse ano, para não deixar a tradição parar, o prefeito Sávio teve que driblar a crise financeira e promover, com recursos, próprios do tesouro municipal, o evento que enche de encanto e magia as mais de 2 mil pessoas (moradores locais e turistas), que tiraram um tempinho para prestigiar a encenação.
Para garantir a realização da batalha medieval, que esse ano aconteceu nos dias 8 e 9 de setembro, a prefeitura montou, no campo de batalhas, uma grande estrutura que contou com camarotes, alambrados e tendas e ainda fez a entrega das vestes dos cavaleiros/atores, que fizeram uma belíssima apresentação da luta entre os cavaleiros vestidos de azul (cristãos) e vermelho (mouros), armados de lanças e espadas. Os encantos dessa tradição que já duram 123 anos em Pilar de Goiás. Esse ano, os festeiros e cavaleiros fizeram uma linda homenagem aos eternos cavaleiros Nego Dorico e jovem Rafael Castilho.
Em sua fala de abertura do evento, o prefeito Sávio Soares deu as boas vindas aos visitantes e lembrou que, por falta do repasse da Goiás Turismo, o evento foi custeado 100% com recursos próprios do tesouro municipal. “Não podíamos deixar essa tradição morrer. Depois que nossas Cavalhadas foram incluídas no Circuito Goiano, passamos a receber repasses do governo para implementar a festa, mas esse ano os repasses não vieram e tivemos que sustentar a tradição com mesma estrutura. Temos que manter viva essa importante manifestação cultural”, disse o prefeito Sávio.
Importante ressaltar, que Pilar de Goiás foi a única cidade do circuito goiano das cavalhadas que não recebeu os repasses da Goiás Turismo esse ano. Todas as cidades demais cidades foram contempladas. “O importante é que conseguimos superar a crise e garantir a estrutura para a realização de nossas cavalhadas, uma das 3 mais antigas do estado. Quero parabenizar todos os membros da comissão organizadora, todos cavalheiros, serventes, mascarados e todos que participaram dessa bonita festa. Vamos juntos, sempre mantendo as tradições e culturas da nossa querida cidade de Pilar de Goiás. Os festeiros do ano que vem podem contar com nosso apoio”, disse o prefeito Sávio.