Na última segunda-feira, dia 15, a Leagold Mining promoveu a cerimônia de abertura do curso para manutenção de máquinas pesadas, direcionado a Jovens Aprendizes de Pilar e Guarinos. As aulas, desenvolvidas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), contarão com a participação de 16 estudantes de 18 a 24 anos, selecionados dentre 48 perfis interessados.
O curso, que tem duração aproximada de um ano, conta com 480 horas de aulas teóricas e práticas, que serão ministradas nas instalações da própria mineradora. “Esse é um primeiro passo em direção à capacitação dos jovens dos municípios, facilitando o acesso deles à indústria”, explica o gerente de Manutenção Reginaldo Batista Leite, padrinho da turma. A gerente administrativa e financeira responsável pelo Recursos Humanos da unidade, Grace Kalley Carvalho, destaca que as aulas levam em consideração não apenas a técnica, mas também a formação profissional dos estudantes como um todo. Ainda de acordo com Grace Kelly, esse é um projeto muito importante, pois visa a formação de mão de obra qualificada, com pessoas da região.
“Quando falamos em ter um mecânico ou um eletricista especializados, hoje temos que buscar fora, muitas vezes até em outros estados e então para nós será um prazer muito grande poder formar esses 19 jovens aqui da região, com foco em Pilar e Guarinos, onde estamos inseridos, e saber que de lá vamos ter pessoas prontas para o mercado de trabalho e que futuramente estarão integrando nosso quadro de funcionários. Se não for aqui, em outra grande empresa, pois com certeza eles estarão preparados para isso”, afirmou Grace Kelly.
Também participaram da cerimônia de abertura o Coordenador Técnico e Serviços Tecnológicos do Senai André Cavalcanti Junior e representantes do corpo gerencial da Leagold em Pilar de Goiás.“Esta é uma oportunidade que temos de aprender a profissão e, no futuro, desenvolver atividades nos setores que vêm crescendo em nossa região”, observa João Vitor da Silva Torres, um dos estudantes do município de Pilar. A perspectiva é que, ao final do curso, os jovens com os melhores desempenhos participem do processo seletivo da Leagold Mining.
O guarinense Igor Cardoso Bastos está empolgado com o início do curso. “É uma grande oportunidade, pretendo finalizar e me empregar na empresa nessa função”, conta.