15 aparelhos já estão em Campos Verdes e outros 18 novos equipamentos devem chegar em janeiro, quando o Centro de Lapidação da G44 deve iniciar suas operações
O projeto de instalação do centro de lapidação da G44 Mineração em Campos Verdes caminha a todo vapor e deve iniciar suas operações já em janeiro de 2019. Para isso, a empresa adquiriu maquinários de ponta, que já começaram a chegar ao município. Recentemente, 15 desses equipamentos foram entregues pela Lapidart – Tecnologia em Mineração, uma empresa de Belo Horizonte especializada na comercialização de equipamentos de lapidação, que também oferece treinamento básico para seus clientes e empreendedores do ramo, ao adquirirem seus equipamentos. Vale observar, que o presidente da G44 Brasil
Saleem Ahmed Zaheer e a vice-presidente Josy Escobar já fizeram esse curso oferecido pela empresa, na capital mineira. Saleem Ahmed, Josy Esbobar, Carlos Vaz, gerente geral da G44 Mineração, Coronel Marcos Antônio, que é executivo da G44 e representantes da Lapidart estiveram presentes em Campos Verdes, nas dependências da G44, para receber e conferir os equipamentos. Na ocasião, nossa reportagem conversou com Sérgio Aspahan, diretor da Lapidart, que estará no município juntamente com o professor de lapidação Leonardo Guimarães proporcionando treinamento para cerca de 20 jovens, nessa primeira etapa. Para Sérgio Aspahan, a instalação desse centro de lapidação, além de ser uma iniciativa interessante da G44 Mineração, pois vai gerar muitos empregos no município, levará para Campos Verdes tecnologia de ponta em equipamentos de lapidação, com conhecimentos aplicados. "São máquinas muito modernas, criadas por nós há 18 anos, nas quais as pessoas aprendem a lapidar em pouquíssimo tempo e o resultado final é que a pedra atenderá aos parâmetros exigidos pelo mercado internacional, de forma que teremos pedras de ótima qualidade; sem dúvidas uma iniciativa muito rica para o município", disse o diretor da Lapidart.
Ainda de acordo com Sérgio Aspahan, que vai coordenar as aulas de lapidação na G44 Mineração, serão ministradas tanto aulas teóricas quanto práticas, com introdução à gemologia e todos os processos da lapidação, desde a pedra bruta até a pedra lapidada e pronta para a exportação. Sergio afirma que, para participar do projeto basta ter boa vontade, pois a máquina em si já ensina, por ser semi-automática, mas ressalta que depende muito do interesse das pessoas. "Já temos uma equipe inicial, que estava até fazendo um cursinho através da prefeitura e nós queremos aproveitar essa mão de obra local, que já tem certo conhecimento e interesse pela área, mas a ideia é ampliar esse projeto cada vez e agregar novas pessoas", garantiu.
Sergio finalizou a entrevista lembrando que conhece Campos Verdes há muito anos, desde o início do garimpo e afirmou que essa é a primeira vez que presencia um empreendimento minerário de tamanha grandeza. "É algo impressionante. Nunca vi antes, nem aqui nem em outras regiões do Brasil, um projeto com tanta organização, planejamento, investimentos, contratação de pessoas, aporte financeiro, de forma que essa é uma oportunidade única para Campos Verdes. Acho que as pessoas devem não só acreditar no projeto, como também se sentirem motivadas a participar dele, porque isso já está transformando Campos Verdes, pelo que nós percebemos, e vai transformar cada vez mais. As pessoas têm que aplaudir esse empreendimento da G44 Mineração e participar dele o máximo que puderem", finalizou.
Leonardo Guimarães, professor de lapidação, também falou com nossa equipe e reafirmou as declarações de Sérgio Aspahan, sobre a importância do projeto para o município. Ele tem 33 anos de experiência na área de lapidação e afirmou ter visto, na fisionomia dos jovens que estiveram na G44 para o primeiro contato com o maquinário, que eles ficaram vislumbrados com o que viram. "Vamos repassar a eles todo o nosso conhecimento, para que eles se tornem excelentes lapidários. São jovens que tem certa aptidão e a tecnologia das máquinas facilitará a aprendizagem. Em nosso centro de qualificação, em Belo Horizonte, por exemplo, muitos alunos estão lapidando em dois ou três dias de curso", disse.
Entre as 15 máquinas já entregues estão: 10 máquinas de lapidação; 02 máquinas chamadas MultiMachine, com um sistema multifuncional inédito no Brasil, ideal para serrar, formar, lixar, furar, polir e esculpir gemas e cabochões; calibradores automáticas e vários outros acessórios. São 15 máquinas nessa primeira fase e, em janeiro, chegará uma nova remessa com 18 equipamentos, sendo dois deles totalmente automáticos, como uma capucheira computadorizada que forma uma pedra em um minuto, reproduzindo o formato de um molde usado no aparelho.
EVENTO
SHOW DE PÉPE MORENO MARCA FESTA DE ANIVERSÁRIO DO VEREADOR MAIA EM CAMPOS VERDES
EVENTO - A comemoração pelos 45 anos do vereador Jalmar Araújo Souza (Maia), no dia de ontem (10), reuniu grande público no Parque de Exposições Antônio Sérgio, em Campos Verdes.
EVENTO
CRIXAS CELEBRA A FÉ NO DIA DO EVANGÉLICO COM SHOW DE ISADORA POMPEO
EVENTO - Crixás se prepara para uma noite marcada pela espiritualidade e pela união comunitária. No próximo 10 de dezembro, a Praça da Prefeitura será palco da celebração do Dia do Evangélico
EVENTO
TRADIÇÃO E ALEGRIA MARCAM O NATAL “BRILHANDO & RECICLANDO” EM CAMPOS VERDES
NATAL - Campos Verdes viveu uma noite especial com o acendimento oficial das luzes de Natal, dentro da já tradicional programação “Brilhando & Reciclande”,
