A primeira etapa da Reforma Administrativa do Governo de Goiás foi publicada nesta segunda-feira (11) no Diário Oficial do Estado e já está em vigor. O texto, segundo o Estado, estabelece cortes de gastos, privilégios e prevê a continuidade de funcionamento da máquina pública, assim como o aumento da capacidade de investimentos.
Para propiciar esse contexto, o governo reordena a estrutura administrativa, que toma forma com a mudança de nomes das secretarias e agências, além de criar pastas “estratégicas” com objetivo de dar celeridade às prestações de serviços e às tramitações de processos.
Um dos pilares da reforma é a adequação de repasses, pagamentos e investimentos. Uma intenção secundária é “corrigir desmandos deixados pela administração anterior”, que causaram segundo Caiado, uma “situação de colapso financeiro”.
Os cortes, segundo a administração, deverão gerar uma economia anual de R$ 1,2 milhão aos cofres públicos. Na época da tramitação do projeto na Assembleia Legislativa (Alego), deputados expuseram que a economia, entretanto, depende de um decreto o qual estabelece a demissão de comissionados, o qual pode ser revogado a qualquer instante.
Uma segunda etapa da reforma está em elaboração na Secretaria de Administração, que recebe colaboração das demais pastas. A proposta trará a estrutura de 2° e 3° escalões, bem como trará redefinições para a estrutura complementar, integrada por gerências e assessorias. Assim que estiver concluída, deverá ser enviada à Alego para votação.
POLÍTICA
GUSTAVO PAULO É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALTO HORIZONTE PARA 2026
ELEIÇÃO - A Câmara Municipal de Alto Horizonte realizou, na manhã desta segunda-feira (15), às 7h30, uma sessão extraordinária para a eleição da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos legislativos no ano de 2026.
POLÍTICA
CÂMARA DE CRIXÁS CELEBRA NOMEAÇÃO DE MARCÃO NA UVG-GO
CONQUISTA - A Câmara Municipal de Crixás realizou, no dia 12 de dezembro de 2025, às 16h, solenidade que marcou a nomeação do presidente da Câmara, Marcos Ferreira
POLÍTICA
CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS VERDES APROVA PROJETO QUE INCENTIVA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS LOCAIS NAS COMPRAS PÚBLICAS
LEI - A Câmara Municipal de Campos Verdes aprovou ontem, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 36/2025, de autoria dos vereadores Jalmar Araújo Souza (MDB), José Carlos da Silva Santos (PP), José Maurício Mendes (MDB) e Dilza Aparecida Pereira dos Santo
