Ir para a Home
Sexta-Feira, 29 de Agosto de 2025

Assembleia de Goiás lidera em cargos em comissão do Brasil



Assembleia de Goiás lidera em cargos em comissão do Brasil

Com quase 90% de comissionados, Legislativo goiano tem a maior proporção entre as dez maiores Casas do País e o Congresso


Com quase 90% de comissionados no quadro de pessoal ativo, a Assembleia Legislativa de Goiás tem a maior proporção de servidores sem vínculo na comparação com as dez maiores Casas do País e com o Congresso - Senado e Câmara dos Deputados. Conforme mostrou O POPULAR na terça-feira, o Legislativo goiano aumentou em 25% o número de comissionados nos últimos dez anos.

 

Segundo dados oficiais do último quadrimestre do ano passado, a Assembleia de Goiás tinha 3.177 comissionados e 354 concursados - que caíram 35% desde 2008. O POPULAR levantou o quadro de pessoal do Legislativo de oito Estados que têm mais parlamentares que Goiás. Apenas a Assembleia do Maranhão não disponibiliza as informações no Portal da Transparência. Os dados coletados são também do último quadrimestre do ano passado.

 

Em todas as demais, a Bahia é a que mais se aproxima do porcentual de comissionados de Goiás - 85,93%, em uma Casa com 54 parlamentares. Rio Grande do Sul e São Paulo têm 83,19% e 83,15% de servidores sem vínculo, respectivamente.

 

Na Câmara e no Senado, a proporção de comissionados em relação ao total de servidores ativos é de 79,74% e 64,24%, respectivamente. O Senado, com 81 parlamentares, possui 3.866 funcionários comissionados e 2.152 efetivos. Na Câmara, cada um dos 513 deputados pode ter de 5 a 25 servidores por gabinete.

 

Conforme já mostrou O POPULAR, o novo presidente do Legislativo goiano, Lissauer Vieira (PSB), eleito no dia 1º, afirma ainda não ter definido porcentual de redução de pessoal sem vínculo.

 

Ele tem dito que deve promover cortes, até para garantir recursos para a construção da nova sede do Legislativo, mas não houve ainda a definição do tamanho da tesourada. A distribuição de cargos comissionados passou pelos acordos para a eleição da mesa diretora da Casa.

 

Os comissionados da Assembleia de Goiás foram exonerados em decreto do ex-presidente José Vitti (PSDB), publicado no dia 31 de janeiro, o que é praxe em trocas de gestões.



Fonte: O Popular

 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA ROMBO NA PREVIDÊNCIA DE CRIXÁS: EX-PREFEITO DR. CARLOS E VICE TIAGO DIETZ DEIXAM DÍVIDA DE R$ 730 MIL
POLÍTICA CAMPOS VERDES RECEBE NOVA MOTONIVELADORA 0 KM E AVANÇA NA INFRAESTRUTURA RURAL Ontem (26), o município de Campos Verdes foi contemplado com uma motoniveladora 0 km, parte do Programa Mecaniza Campo, executado pela Seapa.
POLÍTICA CÂMARA DE CRIXÁS APROVA CRIAÇÃO DO PROGRAMA VALE GÁS PARÀ FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE BENEFÍCIO- A Câmara Municipal de Crixás aprovou, em sessão extraordinária realizada na quinta-feira, 10 de julho, o Projeto de Lei nº 032/2025, de autoria da Prefeitura, que institui o Programa Municipal “Vale Gás”.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás