Missa solene, recepção dos foliões na casa do imperador e saída das folias marcaram o início da tradicional festa religiosa
Em 1747 deu-se inicio no município de Pilar de Goiás à festa em Louvor ao Divino Espírito Santo. São 272 anos do Império do Divino no município, que nesse ano tem como imperador, o prefeito Sávio Soares e, como imperatriz, Gesyellen Tavares. A abertura oficial do acontecimento religioso teve início na manhã do último dia primeiro de junho, sábado, com uma Missa Solene, celebrada pelo pároco Pe. Beneval, benção das bandeiras e coroação do Imperador e da Imperatriz.
Após a solenidade religiosa, os foliões saíram em cortejo pelas principais ruas da cidade até a casa do imperador, onde foi servida a tradicional farofa. Logo após, teve a despedida dos foliões na Rua Viracopos, que seguiram para a zona rural do município, onde devem ficar por 7 dias e depois retornam à cidade, visitando as residências locais. A abertura da festa contou com a presença de autoridades políticas estaduais, entre eles o deputado estadual Bruno Peixoto, que participou da Missa Solene, do governador Ronaldo Caiado e do secretário de estado da cidadania Marcos Cabral, que visitaram o imperador e a imperatriz para cumprimentá-los pelo Império do Divino.
Contudo, um dos momentos de maior devoção foi visto nas ruas que dão acesso aos casarões antigos de Pilar de Goiás, onde os fiéis fizeram filas para beijar a bandeira do Divino Espírito Santo. Aproximadamente 300 fiéis participaram e coloriram as ruas da cidade; e a festa seguirá até o dia 30 desse mês, quando ocorrerá a entrega das três folias denominadas Sertão dos Picos, Sertão do Meio e São Patrício. Na ocasião, ainda acontecerá o sorteio do novo imperador e imperatriz e início do arraiá do Divino.
Visivelmente emocionada, a estudante Gesyellen Tavares disse que ter se tornado imperatriz é a realização de um sonho seu e de sua família e assume com competência as responsabilidades religiosas que o cargo requer. “Temos que cultivar e apoiar as manifestações religiosas e culturais de nossa cidade. Sinto-me honrada por ser coroada imperatriz de um evento tão importante como esse. Estou muito feliz”, contou Gesyellen.
De acordo com o prefeito Sávio Soares, a Festa do Divino é uma tradição muito importante para o município, principalmente para os devotos do Divino Espírito Santo, que nesse momento revitalizam sua fé. “É uma tradição antiga de nosso município e não podemos deixar isso acabar. Viveremos nesses dias momentos de muita devoção, fé e de esperança para o povo cristão. Sempre estaremos apoiando nossas manifestações culturais, folclóricas e cristãs de nossa cidade, por entendermos que isso é a identidade de nossa gente”, disse o prefeito
Sobre as Folias
A Festa do Divino Espírito Santo em Pilar de Goiás, que completou 272 anos de história esse ano é composta por três folias (Sertão dos Picos, Sertão do Meio e São Patrício), as quais percorrem as zonas rural e urbana do município durante o mês de junho. As folias são compostas por doze membros cada, que representam os discípulos de Jesus, levando mensagens de amor e fé. Os foliões vestem camisa e lenço vermelho. A cor avermelhada da bandeira significa o amor e o ardor missionário, já a pomba branca representa o Espírito Santo, a alma da igreja. À pé ou à cavalo, eles vão por toda a região entoando seus cantos sagrados e as danças como a catira, a curraleira e outras. Mas o balançar das bandeiras do Divino, que significa bênçãos para os devotos, é o momento de maior emoção.