Ir para a Home
Quarta-Feira, 20 de Agosto de 2025

Mineração Serra Grande realiza novo simulado de emergência de barragem em Crixás



Mineração Serra Grande realiza novo simulado de emergência de barragem em Crixás

 

 

O treinamento aconteceu no dia 15 de junho e teve o objetivo de capacitar moradores dos setores Vila Nova e do Centro da cidade

 

Com o compromisso de zelar pela segurança da comunidade de Crixás, a AngloGold Ashanti realizou, no último dia 15 de junho, às 14h00, mais um simulado de emergência para a barragem Serra Grande, quando sinais sonoros foram emitidos e a população foi orientada a parar suas atividades e se dirigir pelas rotas de fuga até o ponto de encontro mais próximo de onde estivesse. Esses pontos estão localizados ao lado da Biblioteca Municipal, Praça Aquiles de Azevedo, Secretaria Municipal da Educação e Praça Manoel Rodrigues. Vale lembrar, que antes da simulação houve treinamento da comunidade nos dias 11 e 13 do mesmo mês, no Salão Paroquial.

 

Este foi o terceiro simulado promovido pela empresa em Crixás. Em 2018, a AngloGold Ashanti realizou dois simulados na cidade, nos dias 21 e 27 de novembro, envolvendo aproximadamente mil moradores e alunos de escolas dos setores Morada do Sol, Novo Horizonte, Horizonte Novo, Santa Izabel e Vila Nova. Dessa vez, o treinamento foi voltado para os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) dos setores Vila Nova e Centro e, de acordo com a empresa, o objetivo foi testar os procedimentos de segurança e preparar a população a como atuar em uma eventual situação de emergência.

 

É importante observar, que a realização do simulado é uma exigência legal e integra o Plano de Ação Emergencial de Barragem de Mineração (PAEBM), e foi organizada pela AngloGold Ashanti – Serra Grande em parceria com a Prefeitura de Crixás, com o apoio da Defesa Civil Estadual (CEDEC), Polícia Militar e outros órgãos governamentais. “Além de contribuir com a capacitação dos moradores para situações de emergências, o simulado ainda é a oportunidade para informar e, consequentemente, tranquilizar a todos de que a empresa está sempre atenta à segurança de suas estruturas”, explica Herbert Ernesto, gerente de Metalurgia da unidade Serra Grande da AngloGold Ashanti.

 

Na ocasião, nossa reportagem, que cobriu toda a simulação, conversou com o casal Ronaldo e Elizene Rodrigues, os primeiros a chegar ao ponto de encontro localizado na Praça Manoel Rodrigues, em frente à Igreja Matriz. Segundo o casal, deu para ouvir bem o som das sirenes. “O som foi bem claro e esses testes mostram quem a empresa está melhorando cada dia mais. nós esperamos que melhorem mais ainda para ficarmos mais seguros aidna. Tomara que eles não parem com esse movimento para que nós não caiamos no esquecimento. Sabemos que a barragem é segura, mas não sabemos o que pode acontecer. Graças a Deus o pessoal da empresa está cuidando, orientando e estamos satisfeitos com esse trabalho deles”, disse Ronaldo.

 

Também conversamos com o fiscal da Agência Nacional de Mineração (antigo DNPM), que esteve presente em Crixás para acompanhar a simulação. Em sua opinião, o treinamento foi positivo, pois teve uma adesão muito boa da população, que, em sua avaliação, participou de forma organizada e ordeira. “Acredito que a empresa atingiu os objetivos do simulado. A população participou, questionou e isso é importante. Recentemente fizemos uma vistoria, inclusive com consultas a auditores externos e com a presença de um especialista em barragens, que veio aqui além de nossa equipe, devido à preocupação nossa. Na ocasião, foi atestado que a barragem da Serra Grande está estável”, afirmou Sócrates.  

 

Em nota, a AngloGold Ashanti afirma que a barragem Serra Grande está segura, pois em março de 2019 recebeu a nova declaração do atestado de estabilidade emitido por auditoria externa. A AngloGold Ashanti esclarece, ainda, que adota padrões e normas de segurança nacionais e internacionais para todas as suas estruturas e que todas contam com fator de segurança acima do valor estabelecido em norma e atendem às exigências dos órgãos regulamentadores e fiscalizadores nas esferas municipal, estadual e federal. “Em caso de dúvidas, os moradores podem utilizar o canal gratuito de atendimento da AngloGold Ashanti: 0800 72 71 500. A empresa está sempre aberta ao diálogo e se põe à disposição da comunidade para quaisquer esclarecimentos”, diz a nota.

 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

EVENTO Prefeitura e Câmara se unem para resgatar o Dia do Evangélico em Crixás EVENTO - Em uma ação conjunta para valorizar e preservar tradições religiosas do município, a Prefeitura de Crixás e a Câmara de Vereadores anunciaram, nesta quinta-feira (14)
EVENTO Santa Terezinha realiza 1º Encontro Regional de Fanfarras EVENTO - No próximo sábado (16), a Praça do Lazer, no Espaço Cora Coralina, será palco do 1º Encontro de Fanfarras de Santa Terezinha de Goiás
EVENTO USP E PREFEITURA PROJETAM FUTURO DA MINERAÇÃO EM SEMINÁRIO REALIZADO EM CAMPOS VERDES MINERAÇÃO - A cidade de Campos Verdes recebeu, nesta quarta-feira (13), um encontro decisivo para o planejamento do setor mineral local. No plenário da Câmara Municipal, foi realizado o Seminário de Planejamento de Longo Prazo do Arranjo Produtivo Local (
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás