Ir para a Home
Terca-Feira, 16 de Dezembro de 2025

Descubra Pilar de Goiás, o maior conjunto barroco do estado e seus 250 anos de história



Descubra Pilar de Goiás, o maior conjunto barroco do estado e seus 250 anos de história

Com casarões coloniais e muita história, cidade já foi residência da Princesa Isabel no período imperial

 

Tombada pelo Iphan em 1954, a cidade fundada em 1736 guarda grandes riquezas históricas inexploradas e quase não recebe turistas. Pequena, bucólica e com monumentos imponentes hoje é considerada uma cidade fantasma com cerca de 2,7 mil habitantes e forte potencial turístico. No coração do planalto central a cidade viveu no início do século passado o auge da mineração, onde chegou a acolher cerca de 15 mil moradores.

 

O conjunto arquitetônico da cidade tem como tesouro mais de 20 casarões antigos e duas igrejas centenárias, sendo o maior conjunto barroco já construido no Estado de Goiás e a apenas 4 horas viagem de Goiânia, a 246km da capital na região do Vale do São Patrício. Um prato cheio para os amantes da arquitetura colonial!

 


Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar

Quem visitar a cidade não pode deixar de conhecer a Igreja Nossa Senhora do Pilar (a matriz) construida em 1755 no auge da mineração do ouro na cidade, que reflete em inumeros detalhes na construção toda a imponência da época, já que foi construida com o que havia de mais bonito nos tempos aureos da cidade.

 

Sinos de Pilar

Outra joia do local são os Sinos de Pilar, fabricados no século XVIII que são considerados os maiores sinos feitos para uma igreja no Estado, pesando em média 900kg, quase uma tonelada talhada em ouro.

 

Casa da Princesa ou Casa dos Dutra

Construção mais luxuosa do ciclo do ouro em Goiás já teve como moradora a princesa Isabel, que por quase um ano quis acompanhar de perto uma das maiores jazidas de ouro do Brasil Colônia. Seu aspecto extremamente luxuoso se destaca em toda a cidade e hoje esta aberto a visitação gratuita e conta com um acervo de aproximadamente 1,2 mil itens, que incluem documentos históricos, fotografias, mobiliário, utensílios sacros, domésticos, de trabalho (engenho, mineração e tear).

 

Há também no Museu um acervo exclusivo de fotos do Período Imperial Brasileiro, é uma verdadeira relíquia histórica:

 

SERVIÇO

Onde hospedar: Gold Pallace Hotel

Onde comer: Restaurante Imperial

Como chegar: Pela GO-080 e BR-153 (246,0 km) de Goiânia

 

Fonte: Curta Mais

 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

EVENTO SHOW DE PÉPE MORENO MARCA FESTA DE ANIVERSÁRIO DO VEREADOR MAIA EM CAMPOS VERDES EVENTO - A comemoração pelos 45 anos do vereador Jalmar Araújo Souza (Maia), no dia de ontem (10), reuniu grande público no Parque de Exposições Antônio Sérgio, em Campos Verdes.
EVENTO CRIXAS CELEBRA A FÉ NO DIA DO EVANGÉLICO COM SHOW DE ISADORA POMPEO EVENTO - Crixás se prepara para uma noite marcada pela espiritualidade e pela união comunitária. No próximo 10 de dezembro, a Praça da Prefeitura será palco da celebração do Dia do Evangélico
EVENTO TRADIÇÃO E ALEGRIA MARCAM O NATAL “BRILHANDO & RECICLANDO” EM CAMPOS VERDES NATAL - Campos Verdes viveu uma noite especial com o acendimento oficial das luzes de Natal, dentro da já tradicional programação “Brilhando & Reciclande”,
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás