Ir para a Home
Domingo, 30 de Novembro de 2025

4 em 10 dizem que Bolsonaro não fez nada de positivo



4 em 10 dizem que Bolsonaro não fez nada de positivo

Outros 19% responderam que não sabiam se o presidente fez algo de positivo nos seis meses de mandato


Quatro em cada dez brasileiros não conseguem citar uma medida do governo Jair Bolsonaro nos primeiros seis meses de gestão. O levantamento foi realizado pelo Datafolha, nos dias 4 e 5 de julho, e divulgado nesta segunda-feira (22/7). Quando questionados sobre o que de melhor o presidente havia feito no período, 39% dos entrevistados responderam "nada". Outros 19% não souberam responder à pergunta.

A pesquisa revelou que as mulheres continuam mais críticas ao governo Bolsonaro. A resposta "nada" sobe para 45% entre elas; 46% entre nordestinos; e 52% para fiéis de religiões afrobrasileiras. O número chega a 76% na faixa dos que avaliam a gestão de Bolsonaro como "ruim ou péssima".

Dos entrevistados que afirmaram ter votado em Bolsonaro para presidente, 17% responderam não ver ações positivas do governo. Do outro lado, 8% das pessoas ouvidas na pesquisa avaliaram ter percebido avanços na segurança. Os homens são os que mais fizeram elogios ao governo, assim como cidadãos do Norte e do Centro-Oeste (11%) e simpatizantes do PSDB (20%).

Reforma da Previdência e combate à corrupção

As ações mais elogiadas pelos entrevistados, segundo a pesquisa, foram a reforma da Previdência (7%), e o combate à corrupção (4%). Para outros 4%, merece destaque a flexibilização do porte de armas no país. 2% citou a política externa e a escolha do time do governo; e, para 1%, foi positivo acabar com o horário de verão e nomear Sérgio Moro como Ministro da Justiça. 

Medidas desaprovadas

O levantamento também demonstrou que boa parte dos entrevistados também não sabe citar medidas negativas do governo no primeiro semestre. 18% responderam "nada" à pergunta sobre o que de pior havia feito a atual gestão. Entre os evangélicos, o número vai a 22% e entre os maiores de 60 anos, a 25%. Outros 36% consideram o governo "bom ou ótimo". 

A medida mais lembrada como negativa foi o decreto das armas, com 21%. 19% não souberam responder a pergunta. A reforma da Previdência foi desaprovada por 12% dos entrevistados e a imagem pública foi criticada por 9%. Este último quesito inclui declarações consideradas desnecessárias e/ou ofensivas, relação com os filhos e articulação política, explicou o instituto. Cortes na Educação foram citados por apenas 3% dos entrevistados. 

O Datafolha informou que entrevistou 2.086 pessoas, de 16 anos ou mais, em 130 cidades do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. 

Fonte: Mais Goiás 

 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA MAIA SE TORNA O VEREADOR QUE MAIS TROUXE RECURSOS PARA CAMPOS VERDES RECORDE - Em apenas 11 meses de mandato, o vereador Jalmar Araújo Souza (Maia) alcançou um marco inédito na história de Campos Verdes ao garantir R$ 1,19 milhão em emendas parlamentares
POLÍTICA LINCOLN TEJOTA ENTREGA QUADRA ESCOLAR E PARTICIPA DO LANÇAMENTO DE NOVO POSTO DO CORPO DE BOMBEIROS EM CRIXÁS ENTREGA - O deputado estadual Lincoln Tejota cumpriu, nesta sexta-feira (14), uma agenda marcada por entregas importantes em Crixás. Pela manhã, participou da inauguração da quadra poliesportiva do Colégio Estadual João Xavier Ferreira
POLÍTICA Mutirão da Visão leva atendimento oftalmológico gratuito à população de Crixás A Prefeitura de Crixás, em parceria com o deputado estadual Wagner Neto, iniciou mais uma edição do Mutirão da Visão, ação voltada à oferta de atendimento oftalmológico gratuito para a comunidade.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás