Ir para a Home
Terca-Feira, 01 de Julho de 2025

Em Pilar de Goiás, Secult Goiás entrega obras de restauro em Igreja do século XVIII



Em Pilar de Goiás, Secult Goiás entrega obras de restauro em Igreja do século XVIII

 

 

 

Recursos do Fundo de Arte e Cultura

 

A Secretaria de Cultura de Goiás (Secult), por meio do Fundo de Arte e Cultura (FAC), entrega oficialmente, neste domingo, dia 8, as obras de restauro da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Pilar de Goiás, construída em estilo colonial, entre 1783 e 1824 por escravos e pardos. A solenidade de entrega à Associação Obras Sociais da Diocese de Uruaçu, proponente do projeto de restauro no FAC, está marcada para as 14 horas.

 

A entrega da capela coincide com o fim de semana em que a cidade sedia as tradicionais Cavalhadas. O secretário de Cultura do Estado de Goiás, escritor Edival Lourenço, estará presente.

 

A recuperação da igreja foi contemplada pelo Edital de Restauro de Bem Material, do FAC, no Edital 7/2016, com R$ 250 mil. Considerada uma relíquia do século XVIII, a construção é um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1980, que atravessou dois séculos até os dias atuais mantendo suas características coloniais. Por se tratar de um bem tombado, o processo de autorização para a obra teve que passar pela análise do Iphan.

 

Para o secretário Edival Lourenço, este tipo de iniciativa é importante por estar relacionada com a história do Estado. “Algumas das obras mais antigas de Goiás são justamente igrejas. São obras belíssimas. A Igreja das Mercês, por exemplo, chama a atenção por sua singeleza. As histórias de gerações e gerações de goianos de uma forma ou de outra passaram pelas igrejas, direta ou indiretamente. Cuidar desse patrimônio também significa cuidar de nossa história e de nossa Cultura”, explicou o secretário.

 

Obra

 

Na etapa inicial, a equipe realizou um amplo levantamento de dados históricos e documentais sobre a Igreja. A arquiteta coordenadora da execução do projeto de restauro, Anamaria Diniz, explica que todas as informações foram consideradas para uma análise crítica, cruzando resultados com o mapeamento de danos atualizado e exames científicos.

 

De acordo com a coordenadora, o conceito proposto foi de caráter conservativo, reconhecendo e mantendo algumas intervenções arquitetônicas anteriores, e propondo estudos e saneamento dos danos. “A proposta foi, basicamente, remover e/ou substituir somente o que trouxer danos à conservação do imóvel, e o que descaracterize a arquitetura do século XVIII”, disse Anamaria Diniz.

 

Também foram necessários a execução de reforços estruturais importantes, intervenções nas argamassas internas e externas, pintura e projetos técnicos prediais. “Os esteios em madeira, foram bastante atacados por cupins e fungos, onde grande parte dos reforços executados já nem existiam, restando só parafusos metálicos e resinas no local”, afirmou a arquiteta.

 

Cavalhadas

 

Coincidentemente, a data de entrega da Ermida das Mercês será no mesmo fim de semana em que Pilar de Goiás sedia as Cavalhadas 2019. Elas são celebrações inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média e começaram a ser representadas no Brasil no século XVI. Em Goiás, o primeiro registro é de 1751, na cidade de Santa Luzia (hoje Luziânia). A festa une religiosidade e fé, cultura, turismo, economia e valorização do patrimônio imaterial do Estado.

 

O cenário das Cavalhadas consiste em uma representação das batalhas entre cristãos e mouros, que ocorreram durante a ocupação moura, na Península Ibérica (século IX a século XV). São dois exércitos com 12 cavaleiros, cada. Durante três dias, se apresentam, encenando a luta, ricamente ornada e com belíssimas coreografias. Junto a esta manifestação, encontra-se a presença dos mascarados, personagens incontáveis que se vestem com máscaras e saem às ruas, a cavalo ou a pé, fazendo algazarras. No mês passado, o Governo de Goiás, por meio da Secult, articulou um pedido, junto ao Iphan, para o tombamento da festa (a de Pilar incluída).

 

Comunicação Setorial – Secult Goiás

 

Foto: Deivis Rodrigues




NOTÍCIAS RELACIONADAS

EVENTO Tradição, música e espírito sertanejo marcam a 4ª Cavalgada dos Kiriras em Crixás EVENTO - O sertão goiano viveu um sábado especial no dia 1º de junho, quando a zona rural de Crixás se transformou em palco para a 4ª edição da Cavalgada dos Kiriras.
EVENTO Dia do Veterano é celebrado com homenagem especial em Crixas HOMENAGEM - Na última sexta-feira (16), a cidade de Crixás sediou uma comovente cerimônia em homenagem aos veteranos das forças de segurança que atuaram nas cidades que compõem a 13ª Companhia Independente da Polícia Militar (13ª CIPM)
EVENTO Crixás dá um passo histórico com o lançamento da Base Avançada do Corpo de Bombeiros Na última sexta-feira (30), foi lançado oficialmente o início das obras da Base Avançada do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás em Crixás.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás